Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 23 de abril de 2020

A temida doença x alertada há 2 anos pela OMS que foi ignorada pelo mundo

Em fevereiro de 2018, um grupo de especialistas reunido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma lista de doenças que deveriam ter prioridade em atenção e pesquisas devido à séria ameaça que representavam à saúde pública.

Entre elas, estavam ebola, zika, febre de Lassa, febre de Rift Valley, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, doença de nifa e as síndromes respiratórias Sars e Mers. Mas a relação trazia ainda um último item: "doença X".

A OMS alertava assim para a possibilidade de "uma séria epidemia internacional que pode ser causada por um patógeno atualmente desconhecido, capaz de causar doenças em humanos".

E, à medida que o mundo enfrenta a covid-19, os cientistas já alertam que essa não será a última pandemia e que precisamos aprender a lidar melhor com estes eventos.

"Não podemos mais pensar que uma pandemia como a de covid-19 é algo que só ocorre em terras distantes. É algo que pode acontecer em qualquer lugar do mundo, e precisamos estar melhor preparados para isso". diz Josie Golding, chefe de epidemiologia da organização de pesquisa Wellcome Trust, do Reino Unido.

Matéria completa na fonte BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário