Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



terça-feira, 27 de março de 2018

Destaque - Cientista Brasileira recebe prêmio internacional por pesquisar e conseguir avançar em tratamento negligenciado pela famigerada industria farmacêutica

A cientista brasileira premiada por pesquisar doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica


Rafaela Salgado Ferreira pesquisa moléculas que possam agir contra doença de Chagas, mal que afeta 1 milhão de brasileiros e cujo tratamento atual tem eficácia limitada.

ciência pode mudar a realidade vivida pelas populações carentes. Esse é o lema da pesquisadora mineira Rafaela Salgado Ferreira: ela decidiu focar seu trabalho, que acaba de ser premiado internacionalmente, na busca de remédios para doenças que afetam áreas pobres do planeta – e que, por isso, geralmente não interessam à indústria farmacêutica.

Ferreira dirige o laboratório de modelização molecular e de concepção de medicamentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também dá aulas, e concentra suas pesquisas em tratamentos mais eficazes para a doença de Chagas.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, há pelo menos 1 milhão de pessoas infectadas pela doença de Chagas – infecção transmitida por insetos barbeiros que tem entre os sintomas febres prolongadas, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas e falta de ar e que pode causar inflamações no coração e acúmulo de água no pulmão.

Descoberta há mais de cem anos, ela integra a lista das "doenças tropicais negligenciadas" da Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclui a dengue, esquistossomose, a hanseníase e outros males que matam mais de 500 mil pessoas por ano no mundo.

Continue lendo na fonte da Notícia feita pelo G1 CIÊNCIA E SAÚDE e veja como essa guerreira faz para lidar com a constante falta de recursos para pesquisas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário