Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sábado, 16 de maio de 2020

16 de Maio

16 de maio é o 136.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 229 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia do Botafogo
Dia do Taekwondo
Dia Internacional do heavy metal
Dia do Faxineiro
Dia do Gari - Criado para homenagear o pessoal da limpesa pública que era conhecido inicialmente como a "Turma do Gari," [mais tarde somente "garis"], por haver ficado na responsabilidade do empresário francês radicado no Brasil, Pedro Aleixo Gary, a manutenção da limpesa na corte brasileira no então Distrito Federal do Rio de Janeiro, depois de ele ter sido a 1ª pessoa a assinar um contrato de limpesa pública com o ministério Imperial do Brasil, quando sempre que se precisava de alguém para a limpesa, se dizia: "chama a Turma do Gari".

Dia Internacional das Histórias de vida - Buscando a celebração e à promoção de projetos voltados à preservação das memórias e histórias de vida que tenham provocado mudanças em bairros, comunidades e/ou na sociedade como um todo.

Fatos e Eventos Históricos
1850 - Inauguração do primeiro navio de guerra movido a vapor em Toulon (França). Ele foi chamado de Napoleão.
1920 - O Vaticano anunciou a canonização de Joana D´Arc, heroína francesa que foi queimada viva pela Inquisição.
1975 - A Japonesa Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest.
1983 - O cantor Michael Jackson lança pela primeira vez em um show o passo Moonwalk.
1986 - A OTAN aprova a produção de armas químicas pelos Estados Unidos.
1999 - O Kuwait anuncia que, pela primeira vez na história do Emirado, as mulheres poderão votar e ser eleitas para o Parlamento e cargos municipais.
2001 - Em Salvador, estudantes são espancados pela Polícia Militar em pleno campus da Universidade Federal da Bahia durante manifestação contra o então senador Antônio Carlos Magalhães. O ato fica conhecido como Passeata de 16 de maio.
2001 - Os cientistas Francis Collins, Hamilton Smith, John Sulston, Craig Venter e Jean Weissenbach, lideram a investigação sobre o genoma humano, eles foram agraciados com o Prêmio Príncipe de Austúrias de Investigação Científica e Técnica.

Santo do Dia
São Simão Stock

Nenhum comentário:

Postar um comentário