Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 3 de maio de 2018

03 de Maio

3 de maio é o 123.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 242 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Internacional da Liberdade de imprensa.
Dia Internacional do Parlamento
Dia do Taquígrafo
Dia Internacional do Sol
Dia do Sertanejo
Dia do Solo

Dia dos Pedreiros -tradicionalmente comemorado por pedreiros que, desde a Idade Média, realizam nesse dia a "cerimônia da Santa Cruz".

Dia Nacional do Pau-brasil Lei Nº 6.607 de 7 de dezembro de 1978, pela qual também se declarou a leguminosa nativa da Mata Atlântica brasileira, Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata, Lam), também chamado de arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado, como árvore nacional do Brasil, , mandando ainda que o então MEC (Ministério da Educação e Cultura) promovesse campanha elucidativa sobre a relevância dessa espécie vegetal na História do Brasil, e determinando que o Ministério brasileiro da Agricultura promovesse através de seu órgão especializado, a implantação de viveiros de mudas de Pau-Brasil em todo o território nacional brasileiro, em prol da conservação e distribuição dessa espécie para finalidades cívicas, a partir de uma campanha nacional em defesa do pau-brasil, que foi deflagrada por um grupo de professores liderados pelo professor brasileiro, Roldão Siqueira Fontes, com o apoio da direção da UFPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), através da sede da Estação Ecológica do Tapacurá, cuja campanha recuperou a memória histórica dessa árvore nativa brasileira, bastante conceituada desde a época em que as Terras Brasilis ainda eram colônia de Portugal, desencadeando a iniciativa da produção e distribuição de mudas de pau-brasil em todo território nacional brasileiro.

Fatos e Eventos Históricos
1933 - As mulheres brasileiras foram às urnas pela primeira vez na história do país em uma eleição para a Assembléia Nacional Constituinte.
1985 - Os dirigentes dos sete países mais industrializados (G-7) se comprometem publicamente a seguir trabalhando pela paz, liberdade, democracia, justiça social e prosperidade, comemorando o 40º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial e o término de sua reunião em Bonn (Alemanha).
1992 - Quatro policiais que haviam espancado um negro são absolvidos pela Justiça norte-americana, causando três dias de revoltas em Los Angeles e em outras cidades dos Estados Unidos. No episódio, 58 pessoas morreram.
2001 - Os Estados Unidos perdem sua cadeira na Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, pela primeira vez desde 1947.
2007 - A menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando "o caso de desaparecimento mais noticiado da história moderna".

Santos do Dia
Dia de Santa Cruz
Dia de São Felipe, apóstolo
Dia de São Tiago, apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário