Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 23 de março de 2020

23 de março

23 de março é o 83.º dia do ano no calendário gregoriano . Faltam 283 para acabar o ano.

Datas Comemortivas
Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores
Dia Internacional da Meteorologia.
Dia Mundial da Tartaruga
Dia do Naturólogo, Acupunturista, Naturopata, Quiropraxista e Terapeuta Natural (Brasil)
Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores - comemoração de brasileiros, conforme Lei Nº 12.668 de 18 de junho de 2012, que está relacionada com algum episódio de 23 de março de 2007, acontecido durante a elaboração da Lei Nº 11.738 de 16 de julho de 2008, responsável por regulamentar o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica no Brasil, que estava previsto na alínea e do inciso III do Capítulo do Artigo Nº 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição brasileira de 5 de outubro de 1988.
Dia do Terceiro Setor - Comemorado no Brasil para marcar a data da sanção da Lei Nº 9.790 DE 23 de março de 1999, que então regulamentou o "Terceiro Setor" brasileiro, ao legislar sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos, como OSCIP [Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público], além de instituir e disciplinar o Termo de Parceria e dar outras providências.

Fatos e Eventos Históricos
625 - Batalha de Uhud, a segunda batalha pela conquista de Meca pelas forças muçulmanas comandadas por Maomé;
1857 - O primeiro elevador de Elisha Graves Otis é instalado em Nova Iorque .Elisha Graves Otis inventou um dispositivo de segurança em 1852 que possibilitou elevadores muito mais seguros, ao evitar que o cabo de suspensão 'arrebentasse'. Em 1853 fundou a empresa Otis Elevator Company. Ele inventou um sistema que impedia uma eventual queda caso a corda principal arrebentasse. Otis não sabia que este simples dispositivo de segurança seria capaz de mudar o mundo, e que por seu invento as cidades seriam capaz de crescer verticalmente, saltando para o céu.
Elisha Otis impressionou multidões ao ordenar que cortassem a única corda que segurava a plataforma onde se encontrava com um machado. A plataforma caiu algumas polegadas, mas parou em seguida. O novo freio de segurança impediu que o elevador se chocasse com o chão, revolucionando toda a indústria.
1868 - Guerra do Paraguai: após dois anos impedindo o progresso das forças aliadas, o forte paraguaio de Curupaiti é tomado pelas forças lideradas pelo comandante-em-chefe do Exército brasileiro no Paraguai, o então Marquês de Caxias.
1919 - Em Milão, Itália, Benito Mussolini funda seu movimento político fascista.
1933 - O parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Hitler.
1956 - O Paquistão torna-se a primeira república islâmica do mundo.
1962 - Em resposta ao alinhamento de Cuba com a União Soviética em plena guerra fria, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy amplia as medidas tomadas por Eisenhower mediante a emissão de uma ordem executiva, ampliando as restrições comerciais contra Cuba.
1983 - Iniciativa Estratégica de Defesa: o presidente Ronald Reagan faz sua proposta inicial para desenvolver tecnologia para interceptar mísseis inimigos.
1994 - O voo Aeroflot 593 cai na Sibéria, quando o filho de quinze anos de idade do piloto acidentalmente desliga o piloto automático, matando todas as 75 pessoas a bordo.
2001 - A estação espacial russa Mir é desativada, e se fragmenta na atmosfera antes de cair no sul do Oceano Pacífico, perto das ilhas Fiji.
2012 - Morre Chico Anysio, ator e humorista brasileiro (n. 1931).
2017 - O Papa Francisco autoriza a Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu do Brasil e também de Jacinta e Francisco Marto, pastorinhos das aparições da Virgem de Fátima no ano de 1917


Santos do Dia

São Toríbio de Mongrovejo, bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário