Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sábado, 7 de janeiro de 2017

7 de janeiro

7 de janeiro é o 7.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 358 para acabar o ano

Datas Comemorativas
Dia da Liberdade de Cultos Comemorado por brasileiros, para marcar a data da instituição da "Separação Igreja-Estado", que foi estabelecida pelo Decreto 119A de 7 de janeiro de 1890, nos primórdios da República brasileira.

Dia do Festival das 7 ervas ou "Nanakusa no sekku" comemorado no Japão, com a tradição de se comer seguindo-se um antigo ritual, um mingau de arroz com 7 ervas selvagens da primavera ou "nanakusa-gayu", no dia 7 de janeiro de cada novo ano ou "Jinjitsu", para dar sorte, trazer saúde e longevidade, além de afastar o mau.

Dia do Leitor comemoração de brasileiros, surgida a partir do aniversário do jornal cearense, "O Povo", que foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro, Demócrito Rocha, cuja celebração atualmente é festejada com várias promoções em sites de livros e eventos em bibliotecas de todo o Brasil.

Dia do nascimento do Cristo Negro ou Príncipe Emmanuel comemorado por adeptos do "movimento rastafári" na Etiópia.

Dia do Natal Ortodoxo comemorado pela Igreja Ortodoxa e Igreja Ortodoxa Oriental, com base no calendário juliano.

Dia Estadual do Manezinho Comemoração do Estado brasileiro de Santa Catarina, sendo que essa data comemorativa deverá ser orientada para a realização de eventos a ela alusivos, como ícone marcante na história catarinense, que está relacionada com um termo popularmente utilizado para designar os nativos da cidade brasileira de Florianópolis-SC, mas que abrange também os nascidos em municípios vizinhos à capital catarinense, como São José-SC, Biguaçu-SC e Palhoça-SC, numa referência à colonização da região, que foi feita principalmente por habitantes oriundos das Ilhas dos Açores em Portugal.

Dia Internacional dos Programadores de Computador

Dia do Cortador-de-Unha no Japão.
Dia das Festas de São Juliano na cidade espanhola de Ferrol.

Fatos e Eventos Históricos
1549 - Criação de um governo central no Brasil, o chamado Governo-Geral, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral.
1911 - Os primeiros testes com aviões bombardeiros são realizados. Eles seriam utilizados na Primeira Guerra Mundial.
1929 - Surge em quadrinhos um dos personagens mais famosos da história: Tarzan.
2015 - Atentado em Paris ao jornal satírico Charlie Hebdo deixa 12 mortos e 5 gravemente feridos.

Santo do dia
Dia de São Raimundo de Peñafort


Nenhum comentário:

Postar um comentário