Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

31 de Janeiro

31 de janeiro é o 31.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 334 para acabar o ano

Datas Comemorativas
Dia Nacional do Engenheiro Ambiental - (Extra oficial)
Dia da Colonização do Brasil
Dia Mundial da Solidariedade
Na Inglaterra hoje é Dia Nacional do Pente Fino, com incentivos de combate ao piolho.


Você sabia que hoje, dia 31 de janeiro, é o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)? Onde existem dentro de sitios,fazendas e terrenos atrativos como cachoeiras, trilhas, rios e uma rica biodiversidade.
O Brasil conta com mais de 664 RPPNs federais; juntas elas somam uma área de 516 mil hectares, o que equivale a aproximadamente 510 mil campos de futebol ou a quase ao tamanho da cidade de Brasília, no Distrito Federal. Considerando as RPPNs estaduais e municipais, os números totais saltam para mais de 1.200, que ultrapassam 700 mil hectares de áreas naturais protegidas por particulares.
Essas áreas são criadas voluntariamente por pessoas físicas ou jurídicas em propriedades particulares, buscando conservar a diversidade biológica e proteger recursos hídricos de forma permanente, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de ecoturismo e educação. Quando se visita uma RPPN, além de estar em um ambiente mais seguro, com trilhas conservadas e sinalizadas, por exemplo, você apoia a causa da conservação da natureza. 
O Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural -Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 6.863 DE 2010, com o fim de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da conservação e preservação ambiental em áreas de propriedade particular, e para marcar a data do Decreto Nº 98.914 de 31 de janeiro de 1990,.
A data é tido como o 1º Decreto do Governo Brasileiro para regular as RPPN. [Reservas Particulares do Patrimônio Natural], que são áreas de domínio privado a serem especialmente protegidas, por iniciativa de seus proprietários e mediante reconhecimento do Poder Público, por serem consideradas de relevante importância, e que justifiquem ações de recuperação, por sua biodiversidade, ou por seu aspecto paisagístico, ou ainda por suas características ambientais. Veja clicando aqui algumas da reservas particulares

Dia das Crianças de Rua  - Comemoração desde 2009 tendo começado na cidade Viena na Áustria pela ONG  Jugend Eine Welt, em louvor a São João Bosco ou Dom Bosco, foi quando se deu o aniversário de 75 anos da morte desse Santo da Igreja Católica, que é tido como "Pai e Mestre da Juventude", por ele ter sido um Santo que se dedicou totalmente ao trabalho com os jovens de rua e delinqüentes da Itália do século XIX, numa data comemorativa que deve destacar a situação dessas crianças e jovens e angariar fundos para projetos executados pelas Irmãs e Irmãos Salesianos de Dom Bosco em todo o mundo

Dia Mundial do Mágico -Comemorado em louvor a Dom Bosco ou São João Bosco, que é tido na como padroeiro dos aprendizes e dos mágicos, porque, a partir das impressões que lhe ficaram na mente depois de "O sonho dos 9 anos", quando, no sonho, ele se lançara contra garotos blasfemos, sendo então contido por um personagem que lhe apareceu e proferiu a seguinte sentença: "Deverás ganhar estes teus amigos não com pancadas, mas com a bondade e o amor", pois após os efeitos desse sonho ele resolveu por começar a aprender mágica, equilibrismo, e prestidigitação (aquele que faz prestidigitação ou ilusionismo), cujas artes ele viria a usar também com o fim de evangelizar e atrair fiéis para seus sermões.

Dia Mundial para a abolição da carne -Para promover a reivindicação política da abolição da morte de animais por sua carne junto ao grande público, porque conforme dizem os ativistas dessa causa, o consumo de carne animal provoca mais sofrimentos e mortes do que qualquer outra atividade humana, pois 6 milhões de seres sensíveis são mortos no mundo a cada hora para serem transformados em carne, isso sem contar o massacre de peixes, que também é levado em conta na reivindicação da abolição da carne, já que os ativistas dessa data comemorativa defendem a tese de que a carne não é necessária, e de que o consumo de carne não é justificado do ponto de vista ético, devendo então por esta razão ser abolido das práticas humanas, tal qual a escravidão humana foi extinta em seu tempo.

Fatos e Eventos Históricos
1542 - Descoberta das Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, pelo espanhol Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
1918 - A Alemanha realiza um ataque aéreo a Paris, soltando 14 mil bombas sobre a cidade.
1943 - Termina a Batalha de Stalingrado, que ocorreu durante a II Guerra Mundial de 1943, depois de 6 meses de combates, com a vitória da Rússia sobre a Alemanha. Dos 300 mil combatentes de Hitler, 90 mil morrem de frio e de fome e mais de 100 mil são fuzilados.
1950 - O presidente dos EUA, Harry S. Truman, ordena a produção, no país da bomba de hidrogênio uma dos artefatos mais destrutivos já criados.
1999 - a Rádio Melbourne enviou a última transmissão deste sinal do Código Morse,um SOS e o código foi extinto.

Santos do dia
Dia de São João Bosco


Nenhum comentário:

Postar um comentário