Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sábado, 21 de dezembro de 2019

21 de dezembro

21 de dezembro é o 355.º dia do ano no calendário gregoriano (356.º em anos bissextos). Faltam 10 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia do Solstício - No solstício de Verão ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios Sol.O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.

Dia da Missa de Galo, nas Filipinas ou "Simbang Gabi" ou até mesmo Novena de "Misas de Gallo" - celebração tradicional das madrugadas [normalmente 4 ou 5 horas da manhã] durante 9 dias, até véspera do Natal nas Filipinas, remontando à época em que os católicos filipinos eram parte da colônia espanhola e os senhores somente liberavam seus servidores pela madrugada para as coisas de Deus.

Dia das Celebrações das Pousadas ou "Día de las Celebraciones de Las Posadas" - comemoração relacionada com o rito tradicional religioso com origem na Espanha [onde também é celebrado como "Novenas de Natal"], para ser cumprido durante 9 dias [até 24 de dezembro] por católicos latino-americanos, mais fervorosamente no México, simbolizando as provações suportadas por Maria e José, na busca [relatada no Novo Testamento] por um lugar para o Nascimento de Jesus Cristo

Dia do Pobre
Dia do Atleta

Fatos e Eventos Históricos
1846 - A primeira cirurgia com o uso de anestesia foi realizada na Grã-Bretanha por Robert Liston.
1889 - Com o objetivo de eliminar resíduos do regime monárquico, a família imperial foi banida de todo território brasileiro.
1937 - Branca de Neve e os Sete Antes, de Walt Disney, estréia nos cinemas norte-americanos. Primeiro longa-metragem de animação, torna-se um grande sucesso de bilheteria.
1987 - É criado o município de Diamante D'Oeste no estado do Paraná, Brasil.
1991 - Fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) Em 21 de dezembro Mikhail Gorbatchov não conseguia mais controlar o país, conduzindo uma grave crise econômica, social e política. Boris Yeltsin ganha poder com o golpe iniciado quatro meses antes e Gorbatchov renuncia. As repúblicas pedem independência sucessivamente. também conhecida pela sigla URSS, foi um país de proporções continentais, que cobria praticamente um sexto das terras emersas do planeta, fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia. O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país. A União Soviética (nome mais curto pelo qual era habitualmente conhecida) foi uma das duas superpotências durante a Guerra Fria. A União dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991.
1993 - O presidente russo Boris Yeltsin acaba com a policia secreta da KGB, o serviço de espionagem e inteligência da antiga União Soviética.
2012 - Final do Calendário Maia com o ciclo de 5125 anos.
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

Santos do dia
Dia de São Pedro Canísio.
Dia de São Tomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário