Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

15 de dezembro

15 de dezembro é o 349.º dia do ano no calendário gregoriano (350.º em anos bissextos). Faltam 16 para acabar o ano.

DATAS COMEMORATIVAS
Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista
Dia do Jardineiro
Dia do Jornaleiro
Dia Estadual do Atirador Esportivo
Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada).

Dia do Esperanto. O Esperanto foi criado em 1887 pelo oftalmologista e filósofo Luwik Lejzera Zamenhof, para ser uma língua universal. A idéia era facilitar a comunicação dos povos com uma língua de fácil aprendizado e vocábulo reduzido. Hoje em dia o Esperanto é usado em viagens, intercâmbios culturais, literatura, convenções e normalmente em eventos que exijam mais de um idioma.

Dia Mundial do Otaku ou "World Otaku Day" - comemorado por pessoas tidas no ociddente como fanáticas pela cultura japonesa, muito embora no Japão, o termo seja usado para qualificar pessoas aficionadas por alguma coisa em específico, como animações, mangás, vido-games, entre outros, sendo que alguns japoneses chegam a considerar o uso desse termo como algo ofensivo

FATOS E EVENTOS HISTÓRICOS
1891 - James Naismith inventa o Basquetebol.
1959 - Criada a SUDENE com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro, atualmente estendido à região conhecida como polígono das secas.

1963 - O Maracanã registrou o recorde mundial de público entre clubes de futebol, no clássico "Fla-Flu": na partida entre Flamengo 0x0 Fluminense, 194 603 espectadores (177 656 pagantes) compareceram à decisão do Campeonato Carioca daquele ano.

 1990 - A justiça condenou os fazendeiros Darly Alves da Silva e seu filho, Darcy Alves Ferreira a 19 anos de prisão pela morte de Chico Mendes. A principal testemunha do caso foi um empregado de 13 anos da fazenda de Darly, Genésio Ferreira da Silva. Em fevereiro de 1992, eles conseguiram um novo julgamento através da acusação de que o caso da promotoria tinha sido enviesado. No entanto, a condenação foi mantida e eles permaneceram na cadeia. Darly e Darcy fugiram da cadeia em fevereiro de 1993. Darly foi capturado em junho de 1996 e Darcy em novembro de 1996. Darly escondeu-se num assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no interior do Pará e chegou a obter financiamento público do Banco da Amazônia sob falsa identidade. O crime de falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação de dois anos e 8 meses de prisão. Darly e Darcy cumpriram, ao todo, menos de dez anos da pena de dezenove anos. Em de 2015, Darcy encontra-se na remota cidade de Medicilândia no Pará.
A morte de Chico Mendes trouxe apoio mundial à causa dos seringueiros. Devido, em parte, à cobertura do assassinato pela mídia internacional, a Reserva Extrativista Chico Mendes foi criada na área onde ele morava. Outras 20 reservas, semelhantes às propostas por Mendes, cobre hoje mais de 32.000 km² - Fonte wikipedia

1994 - O Senado aprova o projeto de lei que permite a entrada de TVs a cabo no Brasil.
2006 - A VARIG - Viação Aérea Rio Grande S.A., tradicional empresa aérea do Brasil, deixa oficialmente de operar
2011 - Após oito anos de ocupação, as tropas dos Estados Unidos deixam o território do Iraque.

SANTOS DO DIA
Santa Cristiana - testemunho de que nada é coincidência, mas tudo é providência



Nenhum comentário:

Postar um comentário