Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 4 de outubro de 2017

4 de outubro

4 de outubro é o 277.º dia do ano no calendário gregoriano (278.º em anos bissextos). Faltam 88 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia da Natureza
Dia mundial dos animais
Dia Nacional de Adotar um Animal data que tem relação com São Francisco de Assis protetor dos animais. 
Dia do Barman
Dia do Poeta PR
Dia Nacional do Paisagista
Dia Mundial do Lobinho - ramo inicial do movimento escotista, em louvor a São Francisco de Assis padroeiro dos Lobinhos
Dia Universal da Anistia - comemorado em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como o Santo que sabia perdoar.
Feriado em Umuarama, Paraná - Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, no brasil são 11 cidades que tem o santo como padroeiro.

Dia do Início da Semana Mundial do Espaço - Comemoração instituída pela ONU, para ser festejada de 4 a 10 de Outubro,  visando comunicar os benefícios da ciência e da tecnologia espacial à humanidade, e para aumentar a conscientização entre o público e os tomadores de decisão sobre os benefícios da utilização pacífica do espaço, cujo seu início marca a data do Lançamento do "Sputnik I" da então URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que partiu do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão em 4 de Outubro de 1957, e que é tido como o 1º satélite artificial enviado por humanos da Terra para o espaço, com a missão de realizar Estudos atmosféricos, sendo que o seu lançamento é tido como uma simbólica abertura da "porta" para o começo da corrida espacial entre Estados Unidos da América e a antiga União Soviética, muito embora no seu rudimentarismo, ele não tivesse qualquer função especial, a não ser transmitir um sinal de rádio na forma de "beep", que podia ser sintonizado por praticamente qualquer radio-amador da Terra.

Fatos e eventos históricos
 1957 - A URSS surpreendeu o mundo ao lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. A esfera de metal, do tamanho de uma bola de praia, tinha quatro antenas que transmitiam sinais de rádio, inclusive um bip contínuo. Ficou 96 dias em órbita e incendiou-se no retorno à Terra.
1960 - Estados Unidos lança ao espaço o Courrier IB, primeiro satélite ativo de telecomunicações.
1991 - Os delegados de 30 países fecham acordo em Madri, o acordo que define a Antártica como reserva natural para a paz e a ciência. Também é proibida a exploração durante 50 anos.
1994 - Cientistas anunciam a descoberta, na ilha do Cajual, no Maranhão, do maior número de fósseis de dinossauros já encontrados no Brasil.

Santos do dia
Dia de São Francisco de Assis 

Roma Antiga
Festival de Baco, deus do vinho e da alegria - Roma Antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário