Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 23 de agosto de 2018

23 de Agosto

23 de agosto é o 236.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 130 para acabar o ano.


DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Aviador Naval
Dia Europeu de Lembrança por Todas as Vítimas de Regimes Autoritários

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição
Comemoração instituída pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"] na Resolução Nº 29 C/40 de 1998, para marcar a data do "Acontecimento do Bosque Caiman", com a participação de alguns milhares de escravos reunidos por responsáveis vodus, no início da revolta dos escravos haitianos na ilha de Santo Domingos [Ilha de Hispaniola] nas Caraíbas [atual Haiti], ocorrida de 22 para 23 de agosto de 1791, que é tida como um importante evento em prol da abolição do comércio transatlântico de escravos.

Dia do Internauta. A data escolhida para homenagear a Internet e seus milhões de usuários é o dia 23 de agosto, mês em que se comemora o surgimento do World Wide Web, o famoso WWW. É em virtude dessas letras que se torna possível o acesso à rede mundial de computadores de forma ágil, simples e eficaz.

Dia do Combate à Injustiça - Nas definições da wikipedia, injustiça é um ato contrário à justiça, uma ofensa do direito, ou a impunidade para aqueles que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral. Dificilmente se encontrará uma pessoa que não tenha sofrido pelo menos uma injustiça ao longo da vida. Por outro lado, há nações e minorias em permanente situação de desigualdade social, como as mulheres do Afeganistão.
Há muitas formas de se fazer injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, etc. Existem também as injustiças mais sutis, mas não menos deploráveis, como tomar o mérito de outra pessoa; falar mal de alguém sem estar na sua presença; e valer-se de vantagens ilícitas para ganhar, seja uma competição, uma promoção ou mesmo uma disputa amorosa.
Uma boa prática para homenagear o dia do combate à injustiça é revisar as próprias atitudes e aceitar o desafio de mudá-las, mesmo que isto represente perdas de quaisquer natureza. Lembre-se que ao final da jornada, a única vitória possível é a felicidade de ter vivido uma experiência que contribuiu para o crescimento das pessoas e a melhoria do planeta, o que se faz com solidariedade e justiça.

FATOS E EVENTOS HISTÓRICOS
1892 – Morre Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.
1966 – Orbiter 1 tira a primeira fotografia da Terra da órbita da Lua.1969 - O Jornal Nacional entra no ar. É o primeiro programa transmitido em cadeia nacional.
1987 – Basquete do Brasil bate ‘invencível” Time dos Estados Unidos, no Pan Americano de Indianápolis e coquista o ouro.
2002 - O Brasil é o 81° país a ratificar o Protocolo de Kyoto.

SANTOS DO DIA
Santa Rosa de Lima
São Flaviano de Autun
São Zaqueu de Jerusalém
São Lupo
Santa Tydfil

Nenhum comentário:

Postar um comentário