Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 3 de junho de 2016

Você sabe o que é Fracking? Saiba como várias cidades do Paraná pode ser impactada pela sua utilização


Segundo a ADEMA associação em Defesa ao Meio
Fracking é o método para retirada do gás metano através de perfurações profundas que utiliza cerca de 30 milhões de litros de água, areia e um coquetel de 600 substâncias químicas, tóxicas e cancerígenas, inclusive alguns radioativas. Isto tudo para um único poço provocando a contaminação da água da superfície e do subsolo, tornando o solo estéril para a agricultura e pecuária, desvalorizando o valor das terras e imóveis das cidades próximas.

O deputado Marcelo Belinati (PP-PR), em sua coluna desta sexta-feira (3), ao BLOG ESMAEL MORAES  revela que apresentou projeto na Câmara proibindo a outorga de concessão de lavra para exploração de gás através do perigoso processo de “fracking”. Segundo ele, um método de extração de gás através da fraturação hidráulica do subsolo, que é “esfacelado” para que libere o gás que contido nas rochas. No Paraná, 123 municípios tiveram, recentemente, autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP)

"Como parlamentar federal, tenho a obrigação de criar leis que garantam o desenvolvimento sustentável e bem-estar de toda a sociedade. Em busca desse objetivo, tenho dado grande atenção às questões ambientais.
É justamente buscando proteger o meio ambiente e a saúde da população que apresentei o Projeto de Lei 4118/2015, que visa proibir a outorga de concessão de lavra para exploração de gás através do perigoso processo de “fracking”, um método de extração de gás através da fraturação hidráulica do subsolo, que é “esfacelado” para que libere o gás que contido nas rochas"

Toledo é mais um dos municípios do Paraná que se juntou à luta contra o Fracking, uma nova tecnologia para a exploração no gás de xisto, visando a geração de energia. Essa exploração é considerada um dos processos de produção de energia mais agressivos ambientalmente e está proibido em vários países do mundo. Em relação a isso, foi organizada uma passeata pacífica que acontecerá a partir das 13h, sendo a concentração em frente à Prefeitura e indo até a sede da Companhia Paranaense de Energia (Copel), na Avenida Parigot de Souza.

O prefeito Beto Lunitti reiterou a posição do município de Toledo em relação ao Fracking. “Em relação a essa atividade o município de Toledo, o prefeito, o governo municipal é contra a exploração de energia através do fracionamento, o fracking. É muito claro isso, nós não defendemos esse tipo de captura de energia”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.


Vereadores de Foz do Iguaçu se unem ao movimento e discussão sobre o Fracking
Os vereadores Paulo Rocha ( 2º secretário e membro da diretoria da Acamop) e Rudinei de Moura (presidente da União dos Vereadores do Brasil-UVB Paraná) representaram Foz do Iguaçu em encontros promovidos pela Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná) em Corbélia ( 22 de maio) e Quatro Pontes (23 de maio) que alertam sobre os riscos ambientais e sociais da introdução do método “fracking” no Paraná para a produção de energia a partir da exploração de reservas de gás.
“Nosso papel é informar a sociedade sobre os perigos desse processo. Vamos fomentar, junto à Acamop, um abaixo-assinado contra a exploração de gás de xisto na região através da tecnologia de fraturamento hidráulico, o fracking. A exploração está prevista em edital da ANP-Agência Nacional de Petróleo e a tecnologia foi apontada como poluidora do solo e uma ameaça à agropecuária, especialmente avicultura e suinocultura”, observa o vereador Paulo Rocha.
Por sua vez, o vereador Rudinei de Moura adverte: “temos que unir forças para barrar esse tipo de exploração. Essa técnica (fraturamento hidráulico) é questionada em todo o mundo por representar um potencial dano ambiental de extensão imensa e de caráter irreversível, em especial quanto aos cursos de água e aqüíferos que se localizam na região explorada”.

GAZETA DO POVO
"Se eu tivesse de apontar os grandes sucessos desta rodada, diria em primeiro lugar que a Bacia do Paraná apareceu com pujança no cenário. Foi um resultado excelente", disse a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Em matéria divulgada na GAZETA DO POVO em 28/11/2013

Com 11 blocos arrematados no leilão de concessões realizado ontem pelo governo federal, o Paraná vai receber investimentos de pelo menos R$ 174 milhões em exploração de gás natural nos próximos quatro anos. O valor, o mais alto dentre os estados que tiveram áreas adquiridas na 12.ª rodada de licitações, equivale a 35% do previsto para todo o país.

PAIÇANDU                                                                  
PR 323 em Paiçandu - Foto Blog Perna
Em 05 de Fevereiro deste ano passou pela PR 323 em Paiçandu a pesquisa utilizando modernos caminhões VIBROSEIS como mostrou o BLOG PERNA que na ocasião trouxe a seguinte informação:
No município de Paiçandu encontraram um solo chamado BASALTO um nome de rocha onde a muito índice de petróleo mas também com mais dificuldade de ser analisados.



Veja como funciona a pesquisa neste vídeo publicado pelo canal do You Tube Nivaldo Soares



A Grande questão; Paiçandu está na rota desse tipo de extração? Como está nossa legislação sobre o assunto? Questionamentos importantes devem ser levantadas e discutidas com a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário