Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



segunda-feira, 8 de junho de 2020

09 de junho

9 de junho é o 161.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 205 para acabar o ano.

Datas comemorativas
Dia de ação contra a dengue no Paraná
Dia Nacional da Imunização.
Dia do Porteiro - Em São Paulo

Dia Internacional dos Arquivos
Dia Internacional dos Arquivos - Comemorado para marcar a data da criação do ICA (Conselho Internacional dos Arquivos), instituído pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em 9 de junho de 1948, quando se aproveita a data da celebração para se promover o valor das instituições de arquivos no serviço da pesquisa, da cultura, da memória, e da transparência.

Dia Nacional de Anchieta - Catequizador de índios e colonizador das Terras Brasilis, tendo falecido em 9 de junho de 1597, depois de haver dirigido trabalhos em prol da educação e fundado hospitais, prestando com isso, muitos serviços à população brasileira de então e gerações futuras.
Dia Nacional do Cipeiro - Organização que previne acidentes nas empresas conhecido também como CIPA.

Dia Mundial de tricotar em Público ou "World Wide Knit in Public Day"
comemoração móvel, iniciada em 2005 pela entusiasta e tricotadeira norte-americana, Danielle Landes, como uma simples reunião de mulheres, visando a troca de experiências e companhia num lugar público, e que tem ganhado o mundo, atualmente com eventos locais na África do Sul, Austrália, China, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Noruega e Suécia, entre outros países: 2º sábado de junho.

Dia Nacional do Cipeiro - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 5310 de 2005 - Uma homenagem aos integrantes de CIPA [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes] nas empresas brasileiras.

Fatos Históricos
1870 - Morte do romantista do romancista inglês Charles Dickens. Aos 12 anos foi trabalhar numa fábrica de graxa de sapatos pois o pai havia sido preso devido a dívidas. Educou-se sozinho. Publicou livros em que denunciava a vida do operário na sociedade industrial e a miséria das classes sociais mais baixas. Morreu no dia 9 de junho de

1996 - O ministro da Saúde Adib Jatene determinou o fechamento da clínica Santa Genoveva, no Rio de Janeiro, depois que 97 idosos morreram por falta de cuidados.
2019 - Centenas de milhares de pessoas protestam em Hong Kong, China, contra o projeto de lei relativo à extradição.

Santo do Dia
Dia de São José de Anchieta.

Mitologia Romana
Roma antiga: Festival de Vestália em honra a Vesta, deusa do lar e senhora do fogo sagrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário