Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 19 de maio de 2016

19 de maio

19 de maio é o 140.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 226 para acabar o ano.

DATAS COMEMORATIVAS
Dia Nacional da Defensoria Pública
Dia do Físico
Dia Nacional da Defensoria Pública.  A data foi escolhida em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, que faleceu nesse dia, em 1.303, na França. Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou, como é mais conhecido, Santo Ivo, era doutor em Teologia, Direito, Letras e Filosofia, e dedicou sua vida à defesa dos pobres, órfãos, viúvas e todos aqueles considerados desassistidos de fortuna. Patrono e modelo dos advogados, entregou-se à defesa dos pobres e oprimidos contra os poderosos. Santo Ivo também foi inspiração para a criação da Instituição dos Advogados dos Pobres.

Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino relacionado principalmente com a doença de Crohn e a colite ulcerosa, que são doenças crónicas que têm efeitos sobre a qualidade de vida das pessoas, com diarreias e outros sintomas.

Dia Nacional da Dor de Cabeça - Segundo a SBCE [Sociedade Brasileira de Cefaleia], existem mais de 150 tipos de dores de cabeça, passíveis de serem desencadeadas por diversos fatores, desde a alimentação até o stress diário e que a dor de cabeça é uma das queixas mais comuns do homem civilizado.


FATOS HISTÓRICOS

1978 - O projeto de Pacto Amazônico foi aprovado por representantes de oito países da América do Sul com o objetivo de preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Em 1995, as oito nações decidiram criar a OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

1980 — Um mês após ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva é libertado pelo então diretor do DOPS (polícia política do Regime Militar), Romeu Tuma, sem ninguém saber.


SANTO DO DIA

Santo Ivo, advogado, juiz e sacerdote
Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253. Recebeu formou -se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.
Morreu aos 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o ‘advogado dos pobres’. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.
O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

PS
Santo Ivo rogai por nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário