Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 16 de abril de 2020

16 de Abril


16 de abril é o 106.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 259 para acabar o ano.

Datas Comemorativas
Dia Internacional de Luta Contra a Escravidão Infantil - comemorado para marcar a data da morte do menino paquistanês, Iqbal Mashib, que foi traiçoeiramente assassinado à tiros pela máfia da tapeçaria em 16 de abril de 1995e e com apenas 12 anos de idade, enquanto seguidor do catolicismo e militante da sessão infantil da Frente de Libertação do Trabalho Forçado, porque o menino passou a trabalhar pelo fechamento de várias empresas paquistanesas em que todos os trabalhadores eram crianças escravas, depois de ele também haver sido forçado a trabalhar numa fábrica de tapetes em condições de escravidão desde os 5 anos de idade.

Semana do Rio Ivaí - Uma semana comemorativa que tem por intuito, estimular e motivar os órgãos públicos e privados do Paraná à promoção, divulgação e realização de eventos educativos, culturais, esportivos e ambientais, com o objetivo de valorização do Rio Ivaí, quando poderão ser firmadas parcerias com entidades privadas para a realização dessa semana celebrativa: semana em que esteja incluso o dia 21 de abril.

Dia de Charles Chaplin - Comemorado no Japão, para marcar a data do nascimento do ator e cineasta inglês, Charles Chaplin, que veio ao mundo em 16 de abril de 1989.

Dia Mundial do Empreendedorismo - comemoração criada com o objetivo de incentivar o mundo corporativo, universidades e instituições a promoverem atividades e eventos relacionados a empreendedorismo e inovação.

Dia do Leonismo. 64 anos do LEONISMO no Brasil.

Dia Mundial da Voz. Desde 1999, o Brasil se empenha em conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal. Através de uma parceria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia juntamente com a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e seus respectivos conselhos representativos de classe, no mês de abril é promovida uma campanha, denominada Campanha.Nacional da Voz. Esta iniciativa foi reconhecida e adotada por outros países do mundo e como resultado surgiu o 1º Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril. Ou seja, é uma ideia brasileira que conquistou o mundo! O resultado tem sido a realização de ações integradas em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Brasil. E neste ano, teremos mais países participando.
Saúde vocal é o equilíbrio na utilização da voz – social e profissional – em busca de uma melhor qualidade de vida e melhor performance profissional.
Com exceção dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho e necessitam ter habilidades comunicativas como fala clara, voz saudável e agradável, as pessoas em seu dia-a-dia dificilmente se lembram de cuidar da voz e esquecem do poder que ela tem em uma comunicação verbal clara e eficiente e também na transmissão de emoções e do estado de humor.

Fatos e Eventos Históricos
1521 - Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante contra a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império.
Lutero defendia também que a salvação se dava apenas pela fé , sem referência às boas ações, esmolas, penitências ou aos sacramentos.
1866 - A Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) declara guerra contra o Paraguai. A batalha se estendeu até 1870, custando a este país 500 mil mortos e a ruína econômica.
1943 - O químico Albert Hoffman consome acidentalmente o LSD-25, droga que ele havia criado em 1938, e descobre seus efeitos alucinógenos.
1961 - Em um discurso transmitido nacionalmente, o líder cubano Fidel Castro declara que é um marxista-leninista e que Cuba adotará o comunismo.
1973 - É determinado pelo governo brasileiro que toda revista tem que se submeter à censura. São proibidas 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais.
1984 - Uma grande manifestação, com 1,3 milhão de pessoas, em São Paulo, pede o restabelecimento das eleições democráticas no Brasil.
1985 - O governo da África do Sul abole a lei que proíbe o casamento entre negros e brancos.
1986 - O Congresso Nacional brasileiro aprova o Plano Cruzado.

Santos do dia
São Benedito José Labre santo francês
Santa Bernadette Soubirous, santa francesa
Santa Engrácia de Saragoça, firgem mártir
São Frutuoso de Braga, monge e Bispo
Santa Isabella Gilmore, santa inglesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário