Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

15 de Janeiro

15 de janeiro é o 15.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 350 para acabar o ano (351 em anos bissextos).

Datas Comemorativas
Dia do Cobrador de ônibus - Profissão surgida em 1973
Dia dos Adultos
Dia Mundial do Compositor
Dia do Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro


Dia da Wikipedia
Comemorado para marcar a data do lançamento da enciclopédia livre, ocorrida em 15 de janeiro de 2001, para um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngüe, estabelecido na Internet sob o princípio wiki, que tem por fim fornecer um conteúdo reutilizável, livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar.

Dia da Festa de Cristo Negro de Esquipulas
Comemorado na cidade guatemalteca de Esquipulas, por peregrinos vindos de toda a Guatemala, além de El Salvador, Honduras e outros países, em honra de um Jesus crucificado, cuja imagem, depois de mais de 400 anos de veneração, adquiriu uma tonalidade escura, tal qual a cor da pele morena dos habitantes naturais do lugar.

Dia de Combate a discriminação de qualquer natureza (3ª Segunda Feira do mês) Comemorado em São Paulo.
A data comemorativa dos norte-americanos tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do pastor protestante e ativista político estadunidense de descendência afro-norte-americana, Martin Luther King Jr., que veio ao mundo em 15 de janeiro de 1929, e que se converteu num dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, o que fez com que ele fosse agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1964, por seu ativismo no combate à desigualdade racial através da não violência.
Martin liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a SCLC [Conferência da Liderança Cristã do Sul ou "Southern Christian Leadership Conference"] em 1957, servindo como seu primeiro presidente.

Seus esforços levaram à "Marcha sobre Washington pelo emprego e pela liberdade" ou "March on Washington for Jobs and Freedom" em agosto de 1963, onde ele fez seu discurso conhecido como "Eu Tenho um Sonho" ou "I Have a Dream", defronte ao Memorial Lincoln na capital dos Estados Unidos da América, com o fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis ou "Civil Rights Act" de 1964 e com a Lei de Direitos Eleitorais ou "Voting Rights Act" de 1965.

Nos anos posteriores que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a "Guerra do Vietnã" com um discurso de 1967, intitulado "Além do Vietnã" ou "Beyond Vietnam".

Martin Luther King Jr., foi assassinado em 4 de abril de 1968, supostamente pelo criminoso norte-americano inicialmente confesso, James Earl Ray, na localidade estadunidense de Memphis no Tennessee-EUA
Se estivesse vivo Martin Luther King Jr. teria hoje (15/2018) 89 Anos

Fonte:http://datas.blog/dia-de-combate-a-discriminacao-de-qualquer-natureza-3a-segunda-de-janeiro/

Fatos e Eventos Históricos
1913 - Primeira transmissão telefônica sem fio entre Nova York e Berlim

1943 - Foi inaugurado o prédio do Pentágono, departamento de defesa dos Estados Unidos. São 27,35 quilômetros de corredores por onde passam diariamente 25 mil pessoas.

1985 - No Brasil, é eleito pelo Colégio Eleitoral, em eleição indireta, Tancredo Neves, o primeiro presidente civil em 21 anos de Ditadura Militar no Brasil.A vitória da democracia
Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde o golpe de 1964. Mesmo indireta, a eleição foi recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros. Tancredo não assumiu o cargo por problemas médicos e José Sarney tomou posse. Hoje 15/01/18 faz 33 anos

1989 - No Brasil, o Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega lança o Plano Verão e uma nova moeda no país: o Cruzado Novo.

2001 - Lançamento da Wikipédia; enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web, escrito de maneira colaborativa uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente

2001 - Primeiro voo da Gol Transportes Aéreos que revolucionou o acesso ao transporte aéreo tornado-o acessível as camadas mais pobres da população.

Santos do dia
Dia de Santo Amaro
Dia de Santo Isidoro de Alexandria

Nenhum comentário:

Postar um comentário