Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



domingo, 31 de maio de 2015

Aprovação de Doações de Campanha dão margem para manifestações nas redes sociais

Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) quer que parlamentares exibam na roupa os ‘patrocinadores’ de campanha. “Entrarei com um projeto de lei para que deputados sejam obrigados a, tais quais jogadores de futebol ou pilotos de Fórmula 1, estamparem seus patrocinadores na roupa”, afirmou

Proposta sugere que deputados exibam nas roupas quem são os seus financiadores. Nesta semana, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conseguiu, através de manobra escabrosa, constitucionalizar o financiamento privado de campanhas (Reprodução/Facebook)

Saiba mais em:Zé Otavio

Homem é encontrado morto na calçada


Um homem foi encontrado morto na manhã deste Domingo na calçada no final da rua João Luiz Barbosa no centro de Paiçandu; segundo informa o O BLOG PERNA.

 As causas da morte ainda serão apuradas pela Polícia e perícia.
 Devido ao frio e umidade não se descarta a possibilidade de a vítima ter   falecido devido a hipotermia. Até as 8:20 o corpo do homem aparentando ter entre 50 e 60 anos ainda permanecia no local.

Foto blogperna.blogspot.com.br

Cervejaria Anheuser Busch deixa de produzir para envasar água para vítimas de inundações

Isso dá muito mais resultado do que milhões gastos em propaganda; É uma questão de marketing solidário, que poderia ser seguido mundo a fora.


Em meio a uma tragédia, uma lição de solidariedade. Uma fábrica da cervejaria Anheuser Busch deixou de produzir cervejas nesta semana para enlatar... água!
A iniciativa busca ajudar as vítimas das enchentes que atingem os estados de Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos.
De acordo com informações do jornal Boston Globe, foram envasadas 50 mil latas de água potável, que serão distribuídas pela Cruz Vermelha Americana neste final de semana nas áreas mais afetadas pelas chuvas.
A iniciativa, no entanto, não é inédita. Segundo a NBC News, não é a primeira vez que a fábrica paralisa sua produção para envasar água potável. A planta, que fica localizada em Georgia, costuma fazer isso algumas vezes ao ano.

Mais em:www.brasilpost.com.br


sábado, 30 de maio de 2015

Cientistas descobrem provável mecanismo que impede avanço de câncer de mama



Um grupo de cientistas descobriu um novo mecanismo que pode auxiliar a evitar que o câncer de mama se espalhe pelos ossos, o que poderá vir a ser um avanço na expectativa e qualidade de vida de pacientes portadores da doença.

Durante os estudos a equipe observou que antes de um tumor se espalhar há a liberação da enzima lisil oxidade ou LOX, que começa a quebrar o tecido ósseo, formando buracos que abrigarão as células cancerígenas. Assim, os esforços far-se-ão no bloqueio desta enzima, a fim de impedir o avanço do câncer.

"Estamos realmente animados com os nossos resultados, que mostram que os tumores de câncer de mama enviam sinais para destruir o osso antes das células cancerígenas chegarem lá, preparando o local para a chegada das células", disse um dos principais pesquisadores do estudo, Alison Gartland, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. "Este é um importante progresso na luta contra a metástase do câncer de mama e essas descobertas podem levar a novos tratamentos para interromper tumores de mama secundários que crescem no osso, aumentando as chances de sobrevivência em milhares de pacientes".

"O próximo passo é descobrir exatamente como o tumor secretado com a LOX interage com as células ósseas, sendo capaz de desenvolver novos medicamentos para evitar a formação de lesões ósseas e metástase do câncer", disse Gartland. A pesquisa também poderia levar a novos tratamentos para debilitantes de condições ósseas.


Uma brincadeira que começou séria - A História da Pipa

Uma curiosidade que me foi perguntada por um menino que adora pipas; além de crianças também muitos marmanjos também ainda são loucos por essa arte. 

Acredita-se que a primeira pipa do mundo tenha surgido na China, há cerca de120 anos a.C. criada por um general chamado Han Hisin, com o objetivo de medir a distancia de um túnel a ser escavado no castelo imperial.Com o passar do tempo estas pipas logo que surgiram eram utilizadas para fim militares, tornaram-se uma arte popular aquele pais.Aos poucos,foram levadas para países vizinhos como Japão e Coreia. No Japão por volta do século XI relatos indicam que as pipas eram empregadas pelos militares para levar mensagens secretas para os aliados. Nos países orientais, as pipas adquiriram um forte significado religioso e ritualstico, como atrativo de felicidade, sorte, nascimento, fertildade e vitoria, exemplo disso são as pipas com pinturas de dragões que atraem a prosperidade ou uma tartaruga longa vida, coruja sabedoria e assim por diante. No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pela mãos dos portugueses na época da colonização. Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do Pais: arraia (Bahia), pipa(Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina),quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e (Maranhão).


Onde mora a felicidade?


Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a felicidade pode ser encontrada em vários lugares e revestida das mais variadas formas.
No entanto, é preciso procurar com sabedoria, para não seguir falsos guias ou falsas trilhas.
Muitas vezes o prazer tem acenado para as pessoas que estão em busca da felicidade, mas logo ele se vai, deixando rastros confusos e um forte sabor de amargura.
Outras vezes a riqueza se diz proprietária da felicidade, mas nem sempre consegue aprisionar essa fugitiva, que logo se vai, deixando uma sensação de vazio naqueles que acreditam em suas falsas promessas.
Não raro, o poder, travestido de orgulho, se coloca como único mensageiro da felicidade, iludindo aqueles que caem em suas malhas cruéis.
Sem escrúpulos, a ambição desmedida tem se apresentado como guia capaz de conduzir os interessados à morada da felicidade, mas, tão logo suas vítimas abrem os olhos, já estão bem distantes do seu objetivo.

D’outras vezes, a juventude, de combinação com a beleza física, arrebata criaturas descuidadas que estão em busca da felicidade, para logo mais abandoná-las, sem rumo e sem esperança, na estrada da desilusão.
Talvez seja por isso que a felicidade é o tesouro mais procurado e mais dificilmente encontrado.
E você sabe por quê? Porque o homem a tem buscado em coisas exteriores, situações passageiras ou em outras pessoas.
Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem a florida juventude, nem mesmo todas essas condições tão desejadas reunidas são condições essenciais à felicidade...

Isso se pode constatar porque incessantemente se ouvem, no seio das classes mais abastadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.
Quem deseja, sinceramente, ser feliz, sabe que a felicidade independe de valores externos, mas é a somatória de vários fatores internos, como o dever cumprido, a consciência tranqüila, a serenidade da alma.
Ao contrário do que se pensa, a felicidade não é ausência de sofrimento, de dor, de obstáculos no caminho, mas é o estado d’alma que o ser conquista, apesar de todos os desafios naturais da caminhada.
Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até atingir sua meta: alcançar a felicidade possível, neste planeta de provas e expiações.

Buda renunciou a todo conforto principesco para conquistar a iluminação.
Maomé sofreu perseguições e permaneceu invencível até alcançar sua meta.
Gandhi foi preso inúmeras vezes, sem reagir, fiel aos planos de não-violência e da liberdade para seu povo.
E Jesus preferiu a cruz infamante à mudar seu comportamento baseado no amor.
Como se pode perceber, a felicidade de cada indivíduo depende da fidelidade que cada um tem para consigo mesmo e para com as metas que estabeleceu para alcançá-la.
Assim sendo, a felicidade encontra morada onde quer que exista alguém disposto a lhe dar guarida.
Pode ser num casebre ou numa mansão, num leito de dor ou num jardim de alegrias, o importante é saber senti-la e saber cultivá-la.
E você? Gostaria de plantar nos jardins secretos da sua alma, as sementes de felicidade?

Pense nisso!

"Na terra, a felicidade somente é possível quando alguém se esquece de si mesmo para pensar e fazer tudo que lhe seja possível em favor do seu próximo."

Pense nisso!

Fonte Velho Sábio


Hoje é dia


Dia do Geólogo
Dia do Decorador
Dia dos Bandeirantes
Dia da Oração

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Paiçandu vence o dia do Desafio

Abaixo o percentual de participantes do dia do desafio que aconteceu na ultima Quarta Feira dia 27 de Maio o evento acontece todos os anos na ultima Quarta Feira de Maio.
 Paiçandu já venceu  outras edições; dessa vez foi contra a cidade de Camuy em Porto Rico. segundo o gráfico apresentado no Site ww2.sescsp.org.br nossa cidade teve este ano a adesão de 19%  em  relação a Camuy cidade concorrente foram apenas 014 % de adesão.
Ao todo foram 6.688 cidadãos se movimentando, Paiçandu ficou com praticamente a totalidade de toda a atividade.
Parabéns aos conterrâneos que se mexeram e registraram um dia de mais saúde à vida.  


Datas comemorativas do dia 29 de Maio


Dia do Geógrafo
Dia do Policial
Dia do Estatístico
Dia Mundial da Energia.
Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Novas regras para aposentadorias e previdência é aprovada no Senado


A proposição prevê regras mais duras para a concessão de pensão, determinando que o direito só seja concedido ao cônjuge que comprove, no mínimo, dois anos de casamento ou união estável. A intenção é evitar fraudes e casamentos armados com pessoas que estão prestes a morrer. Atualmente, não há exigência de período mínimo de relacionamento.

exigência de 18 contribuições mensais ao INSS e/ou ao regime próprio de servidor para o cônjuge poder receber a pensão por um tempo maior. Se não forem cumpridos esses requisitos, ele poderá receber a pensão por quatro meses. A MP original não permitia esse curto período de benefício.

Apenas o cônjuge com mais de 44 anos terá direito à pensão vitalícia. A intenção é acabar com a vitaliciedade para os viúvos considerados jovens. Para quem tiver menos, o período de recebimento da pensão varia de três a 20 anos.

Para o cônjuge com menos de 21 anos, a pensão será paga por três anos; na faixa de 21 a 26 anos, por seis anos; entre 27 e 29, por dez anos; entre 30 e 40 anos, por 15 anos; na idade de 41 a 43, por 20 anos; e para os com 44 anos ou mais ela continuará vitalícia como era para todas as idades antes da edição da MP.

Esses números foram estabelecidos de acordo com a expectativa de vida definida pela Tabela Completa de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vigente na ocasião.
A parte da pensão que couber aos filhos ou ao irmão dependente deixará de ser paga aos 21 anos, como é hoje, sem qualquer carência. Os inválidos receberão até o término dessa invalidez.

Exceções

No caso do cônjuge considerado inválido para o trabalho ou com deficiência, o texto aprovado permite o recebimento da pensão enquanto durar essa condição.

Outra exceção à regra geral da pensão por morte é para o segurado que morrer por acidente de qualquer natureza ou doença profissional ou do trabalho. Mesmo sem as 18 contribuições e os dois anos de casamento ou união estável, o cônjuge poderá receber a pensão por mais de quatro meses, segundo as faixas de idade, ou por invalidez ou por ter deficiência.

Perícia médica

Segundo o texto aprovado, a perícia médica para a concessão dos benefícios da Previdência não será mais exclusiva dos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nos locais onde não houver perícia do INSS ou se o órgão não for capaz de dar um atendimento adequado aos usuários, a perícia poderá ser realizada em órgãos e entidades públicos que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS) ou por entidades privadas vinculadas ao sistema sindical e outras de “comprovada idoneidade financeira e técnica”.

Caberá aos peritos médicos da Previdência Social a supervisão da perícia feita por meio desses convênios de cooperação.

Fator Previdenciário

Alternativa ao fator previdenciário, emenda incorporada ao texto-base da MP foi consenso no Plenário e estabelece que o trabalhador receberá seus proventos integrais pela regra do 85/95. No cálculo da aposentadoria, a soma da idade com o tempo de contribuição deve resultar em 85 para a mulher e 95 para o homem.

O fator previdenciário, aprovado em 1999, tem o objetivo de retardar as aposentadorias dentro do Regime Geral da Previdência Social. Pela regra do fator, o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. O valor do benefício é reduzido para os homens que se aposentam antes de atingir os 65 anos de idade, ou, no caso das mulheres, aos 60 anos.

Vigência

Os principais dispositivos da Medida Provisória entraram em vigor em 1º de março de 2015. A maioria das alterações afeta tanto o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), referente aos servidores civis da União. Não são afetadas as pensões militares.


Fonte Agencia Senado

Datas comemorativas dia 28 de Maio


Dia do Ceramista
Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna
Dia do Gráfico
Dia Internacional do Hambúrguer
Anjo do dia Yabamiah


Fim da reeleição passa em 1ª discussão com 452 a favor e 19 contra


Deputados aprovaram ontem quarta-feira 27, em primeira discussão com maioria de votos, ainda haverá uma segunda votação antes de o assunto ser mandado para o Senado, o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos, dentro da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Política liderada pelo governo.

Com 452 votos a favor, 19 contra e uma abstenção, a Câmara deu sinal verde para a iniciativa apresentada pelo deputado Rodrigo Maia, do Democratas do Democratas (DEM)

Caso a proposta de emenda seja aprovada por definitivo nas doscussões seguintes,tornará nula a PEC de 1997, mas não irá valer em primeiro plano os prefeitos eleitos para um primeiro mandato em 2012 e os governadores de 2014, que poderão concorrer à reeleição.

Nesta Quinta Feira votações voltam a ocorrer sobre a PEC da Reforma Política entre os temas estão mudanças nos mandatos para cinco anos para presidente, governadores e prefeitos e também a unificação das eleições municipais com as regionais e nacionais.

Mais informações AQUI.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Em época de crise negativados agradecem projeto de Edmar arruda

Até crédito para negativado já existe no mercado e por que não o direito de acesso aos dados sigilosos dos detentores e protetores do crédito?

O deputado federal Edmar Arruda (PSC) apresentou projeto de lei que obriga os serviços de proteção ao crédito (SCPC, SPC, Serasa etc) a fornecerem, gratuitamente, via internet, informações registradas sobre o consumidor solicitante. O projeto é simples, tem apenas quatro parágrafos, que estabelecem basicamente que as informações devem ser fornecidas sem nenhum ônus para o consumidor e no momento da solicitação, que os serviços de proteção ao crédito devem fornecer, em seus sites de internet, sistema para cadastramento do consumidor interessado em obter informações, independente de haver registro negativo, bem como senha segura de acesso ao sistema, estabelece sanção aos infratores e dá prazo de 120 dias para a lei entrar em vigor.

Veja mai clicando na fonte:www.maringanews.com.br



Vírus da herpes alterado destrói células de câncer de pele


Um tratamento viral composto pelo vírus do herpes modificado com engenharia genética impede a evolução do câncer de pele e destrói suas células, afirma um estudo do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres .

O estudo, divulgado nesta quarta-feira (27) no Reino Unido, revela que este tratamento, além de destruir as células cancerígenas da pele , ativa e estimula o sistema imunológico contra os tumores.

Mais clique em:saude.terra.com.br

Novela Bíblica da Record bate recorde de audiência


A novela bíblica da Rede Record Os Dez Mandamento. Moisés e companhia crvaram na noite desta terça-feira, a sua melhor audiência até aqui: 14,5 pontos de média na Grande São Paulo.
A melhor média da trama da Record até então era de 14 pontos, número que ela havia voltado a registrar na semana passada. Ambas as médias -- 14 ou 14,5 pontos -- dão a Os Dez Mandamentos o segundo lugar no Ibope da Grande São Paulo, atrás da Globo. A trama de Vivian de Oliveira foi ao ar das 20h40 às 21h38 e chegou a marcar pico de 16 pontos. No Rio de Janeiro, a novela marcou 14,4 pontos de média.



Datas comemorativas dia 27 de Maio


Dia Nacional da Mata Atlântica
Dia do Profissional Liberal
Dia do Serviço de Saúde do Exército
Dia da Imprensa no Interior
Dia Mundial dos Meios de Comunicação

Santos do Dia
Dia de Santo Agostinho de Cantuária.
Dia de Santo Eutrópio.




terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia do Desafio - Paiçandu concorre com cidade de Porto Rico


Participe desta grande campanha em prol da saúde e do bem-estar. No dia 27 de maio amanhã Quarta Feira , pratique atividades físicas e registre sua participação. Além de queimar calorias, você ajuda a sua cidade a vencer o Desafio.

4.900 km separam as duas cidades 
Numa disputa amigável entre duas cidades do mesmo porte;  Paiçandu irá concorrer a cidade litoranea de Camuy em Porto Rico;  qual delas consegue mobilizar mais pessoas a praticar atividades físicas em um mesmo dia?

Vale qualquer modalidade: caminhada, corrida, ginástica, musculação, esportes.

Para definir os confrontos, municípios de todo o continente americano são sorteados de acordo com o seu número de habitantes, divididos nas categorias;

Para participar pratique qualquer atividade física e registre sua participação pelo telefone:0800 730 1003 ou no site WWW.SESCPR.COM.BR ou clique: AQUI.

O Dia do Desafio pode acontecer também na sua empresa. Organize grupos de atividades com os multiplicadores de RH e saiam da rotina praticando uma atividade leve e prazerosa também no ambiente de trabalho. Dúvidas? O Sesc pode te ajudar. Entre em contato com a Unidade de Serviços mais próxima e se informe sobre o Dia do Desafio na sua empresa.

Saiba mais sobre as cidades participantes clicando no link:http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidade/id_cidade/5986


Oftalmologista cria lentes biônicas revolucionárias


Um médico oftalmologista de British Columbia, no Canadá, acredita ter criado lentes corretivas para os olhos que poderão promover uma grande revolução na área de saúde ao redor do mundo.
O doutor Garth Webb criou um dispositivo que pode ser três vezes melhor que a visão 20/20 (considerada uma visão normal).
Assim, ele promete não só corrigir a visão de pessoas com problemas como miopia e hipermetropia como também tornar a visão dos seres humanos "biônica".

Saiba mais em > exame.abril.com.br


Descartado novo aumento na conta de energia para este ano


O prejuízo que as Hidrelétricas justificaram para o pedido de aumento à ANNEL foi muito menor do que o declarado; o que está parecendo é que foi uma jogada; uma vez que com a estiagem dos ultimos anos as usinas movidas à água venderam toda sua capacidade de produção; o que em caso de secas provocou a baixa. obrigando assim o setor a comprar energia das termelétricas encarecendo o negócio. 
A conta como sempre; foi depositada em nossa conta, mas  dessa vez uma notícia boa eles voltaram atrás e o novo aumento que estava previsto para julho deste ano vai ficar para 2016.

Referência:AQUI.


Peça publicitária criativa

Essa já é velha foi postada em 2013; mas pra quem ainda não viu tá aí um vídeo que chama a atenção pela criatividade dos publicitários que tiveram  a ideia de fazer uma pegadinha e ao mesmo tempo divulgar a a marca LG.
Em compensação na tv tem alguns comerciais...

Comissão Processante volta a funcionar

Fonte da Notícia:www.maringanews.com.br

O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis (PT), havia conseguido através de mandado de segurança, em abril passado, uma decisão liminar na 2ª Vara da Fazenda da comarca suspendendo a Comissão Processante que foi criada em fevereiro para apurar a suspeita de desvio de pneus doados pela Receita Federal ao município.

Na última sexta-feira, em decisão monocrática, a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, do Tribunal de Justiça do Paraná, deferiu pedido feito pela Câmara de Paiçandu e suspendeu a liminar, que proibia qualquer ato posterior da CP, sob pena de nulidade.

Assim, a Comissão Processante volta a funcionar normalmente até o julgamento final do mérito do pedido feito pelo prefeito. A CP é presidida pelo presidente do PT paiçanduense, Diego Sanches.


Ibuprofeno ou paracetamol? Saiba as indicações e efeitos de cada um

Medicamentos agem contra a dor e inflamação, mas é preciso sempre ler a bula e tomar muito cuidado com excessos

Paracetamol
Segundo o NHS, o paracetamol reduz a dor ao afetar os químicos nas chamadas prostaglandinas, substâncias liberadas pelo corpo em resposta a doenças ou lesões. O paracetamol bloqueia a produção de prostaglandinas, fazendo o corpo menos ciente da dor ou da lesão.
É indicado para aliviar dores moderadas e leves, como dores de cabeça, torções e dente. O analgésico também reduz a temperatura do corpo.
A não ser que o médico assim oriente, nunca tome mais do que quatro doses em 24 horas e sempre siga as orientações da bula.

Ibuprofeno
O ibuprofeno também age nas prostaglandinas e também é usado para conter dores moderadas e leves (de dente, cabeça, lesões esportivas, cólicas, febre e inflações). Mas medicamentos chamados de anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, parecem funcionar melhor se a causa da dor for inflamatória, como artrite ou lesão, explica o NHS.
Ele não deve ser usado por período prolongado a não ser que haja uma inflamação e que o médico o recomende.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Sanepar - Terça Feira 18 bairros podem ficar sem água


A Sanepar informou nesta sexta-feira que na próxima terça-feira (26) serviços de manutenção em duas elevatórias de água tratada poderão interromper o abastecimento em Paiçandu. Entre os bairros afetados estão o Monte Cristo, Catedral, Primavera, Bela Vista 1 e 2, Novo Horizonte, Pacaembu, João Paulo, Ouro Verde, Santa Lúcia, Alvorada, Jardim Pioneiro I, II, III, IV e V, Santa Luzia I e II e a penitenciária. A interrupção deve acontecer das 14h às 17h. A normalização total do sistema de abastecimento está prevista para o período da noite.

Fonte Maringá News


Musica - Tem que saber modão

Clipe de Eduardo e Rafael :Pra casar com filha minha tem que saber modão
tem que saber modão

Previsão de chuvas de Terça até Quinta


O Clima Tempo informa que nos três estados do sul do Brasil o tempo estará chuvoso desde de Terça  Feira 26 até a Quinta Feira 28. Em Paiçandu o sol aparece rapidamente entre muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia e da noite até a Sexta Feira.
Mais informações como umidade do ar, índice de raios ultra violeta direção e velocidade do vento clique em: http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/2882/paicandu-pr 


Mais imigrantes Haitianos no Brasil


Desde o terremoto que devastou o Haiti em 2010, os haitianos têm viajado durantes dias em condições precárias para buscar novas oportunidades de emprego no Brasil. Eles entram no país pelo Estado do Acre, que já está sem infraestrutura para receber os imigrantes, e daí seguem para outras regiões do Brasil, como o Estado de São Paulo, que também não teria mais condições de recebê-los.

Por este e outros motivos, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que o Brasil vai aumentar o número de vistos disponíveis aos haitianos, para que eles possam entrar no país de forma legal, sem precisar sofrer exploração e maus tratos por parte de organizações criminosas. Atualmente são fornecidos mais de 100 vistos por mês.

Gleisi apresenta PEC para que emendas possam ser destinadas diretamente ao Fundo de Participação dos Municípios

A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) apresentou nesta segunda-feira (25), proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 61/2015 que altera o artigo 166 da Constituição Federal, para autorizar a apresentação de emendas ao projeto de lei do orçamento anual diretamente ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Pela PEC, as emendas apresentadas por deputados e senadores poderão ser destinadas e repassadas diretamente ao FPM dos municípios que se quer beneficiados. “É uma forma de aprimorarmos e desburocratizarmos a execução das emendas parlamentares”, comenta a senadora. “Com a alocação direta de recursos aos fundos de participação haverá maior agilidade na transferência de recursos, o que geraria economia para a União, além de maior autonomia para Estados e Municípios, sem prejuízo da fiscalização.”

Para a senadora, essa medida evitará que os entes federativos tenham que apresentar projetos, que a União tenha que analisar os mesmos projetos e celebrar convênios, que muitas vezes demoram para ser formalizados e atrasam o repasse de recursos para o andamento.

“Desta forma, elimina-se a burocracia utilizada para a gestão dos convênios nos Estados, nos Municípios e na União”, comenta. “Assim, em vez de o Congresso votar o orçamento com valores alocados em projetos específicos para Estados e Municípios, os parlamentares teriam a competência de destinar os valores correspondentes aos já referidos fundos”, conclui.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Deu na RPC


Moradores que utilizam o transporte coletivo tem dificuldades de identificar onde há pontos de ônibus em Paiçandu uma vez que em alguns lugares não existe demarcações e nem abrigo.
O secretário de obras do Município diz que existem uma parceria que deve incluir patrocínios de empresas privadas na construção de pontos com coberturas.


Números que causam indignação

Atualizado as 18:38 de Sexta Feira pelo site www.quantocustaobrasil.com.br  o valor estimado que vai pelo ralo da sonegação, juntando com o da corrupção na lava Jato, estimado em 21 Bilhões;
Chegamos a cifra de 222 bi até agora.



O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) divulgou, através do "sonegômetro", estimativa segundo a qual nesta quinta-feira (21), o Brasil alcançou, em apenas cinco meses de 2015, a marca de R$ 200 bilhões de impostos sonegados. O cálculo é feito baseado em projeções da sonegação de vários tributos, como Imposto de Renda e ICMS. No ano passado, o valor sonegado atingiu a marca de R$ 502 bilhões. Ou seja, em menos de um ano e meio, mais de R$ 700 bilhões de sonegação.

Impostômetro

O contribuinte brasileiro trabalha até o dia 31 de maio, somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.
A tributação incidente sobre os rendimentos (salários, honorários, etc.) é formada, principalmente, pelo Imposto de Renda Pessoa Física, pela contribuição previdenciária (INSS, previdências oficiais) e pelas contribuições sindicais. Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo – já inclusa no preço dos produtos e serviços – (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc) e também a tributação sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR). Arca, ainda, com outras tributações, como taxas (limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos) e contribuições (iluminação
pública...)

Em 1986 o brasileiro tinha que trabalhar 82 dias do ano ou seja  2 meses e 22 dias para pagar impostos em 2015 esse número quase dobra, todos nós temos que trabalhar em média 5 meses para pagar os tributos.

Fonte:libra.ibpt.org.br


Unhas bonitas pode colocar a saúde de mulheres em risco causar cancêr e infertilidade


Uma simples dose de cor nas unhas? Talvez algo mais nocivo. O epidemiologista Dr. Thu Quach, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, fez um alerta para os problemas que estes cosméticos podem causar. As informações são do Daily Mail.

De acordo com sua pesquisa, algum esmaltes que contém componentes tóxicos como Tolueno, formaldeído e ibutyl ftalato, conhecido como "trio tóxico", pode causa câncer e problemas hormonais, como infertilidade.

Idosa de 92 anos come praticamente 1 kg de areia todos os dias


Sudama Devi, 92 anos, vive em um vilarejo humilde de Kajri Noorpur, Índia. A mulher não tem nenhum problema de saúde, apesar da dieta exótica que inclui quase um quilo de areia todos os dias. Ela disse em reportagem que o seu vício teve início na infância quando ela experimentou areia em uma aposta aos 10 anos.

A idosa alega comer até quatro tigelas de terra todos os dias e diz que não pode imaginar sua vida sem ela. A mulher teve dez filhos, dos quais apenas quatro ainda estão vivos. Segundo ela, nenhum deles compartilhava o gosto pela areia.

Um morador da região que conhece Sudama diz que ela é fisicamente capaz de fazer qualquer coisa e que ela não tem nenhuma doença ou problema. Segundo médicos que conhecem a senhora, ela está em boa forma.

Continue lendo em:www.megacurioso.com.br

Que tudo se realize...


Todos queremos  um ano com esperanças renovadas. Já estamos praticamente no meio do ano de 2015 os  desejos de todos no começo de cada ano , em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.

Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um ano novo cheio de felicidade?
Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas. Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde.

Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós.
Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte.
Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente.

Tudo continua sendo como na véspera. Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assim por diante.

Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, já que um feliz ano novo não se deseja, se constrói.
Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, já que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente.

Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular.
Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz.

Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos.

Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por quem realmente tem autoridade, por já tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo.

No ensinamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" está a chave da felicidade verdadeira.
Jesus nos coloca como ponto de referência. Por isso recomenda que amemos o próximo como a nós mesmos nos amamos.

Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o espírito com a ira, a inveja, o ciúme etc.
Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita sua criação e suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por ele e que ele a todos nos ama.

Enfim, quem quer um ano novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo.
Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós.



Para refletir


Final de semana de acidentes.

Neste final de semana  ocorreram pelo menos 5 acidentes envolvendo motociclistas. De Sexta Feira 22 até o Domingo 24 foram cinco acidentes com moto em Paiçandu.

Sexta - Um motociclista de 20 anos teve ferimentos graves mas sem risco à vida em um acidente envolvendo um caminhão, foi na PR 323 próximo a divisa entre os Municípios de Paiçandu e Maringá. 

Sábado - Três acidentes com motocicletas foram registrados pelo Corpo de Bombeiros.
O primeiro foi por volta das 10:30 da manhã; segundo consta no site do CBM foi na Avenida Silvio Alves envolvendo um veículo e uma motocicleta, um jovem de 19 anos teve ferimentos graves mas sem risco de morte. 
Logo após as 10:50 outro acidente também entre uma moto e um automóvel provocou ferimentos graves mas sem risco à vida no condutor da motocicleta de 46 anos.
O terceiro acidente de trânsito e entre uma motocicleta e uma bicicleta provocou  ferimentos leves no ciclista  

Domingo - Um motociclista ficou ferido num acidente registrado pelos Bombeiros por volta das 21:00 horas ocorrido na rua Curitiba na altura do Jd Catedral.

Segunda -  Na manhã de hoje Segunda Feira um veículo acabou batendo contra anteparo na PR 323; no site dos Bombeiros não há informação sobre feridos.

domingo, 24 de maio de 2015

O mosquito está vencendo de lavada


Não dá para acreditar que um minúsculo inseto; chamado Aedes aegypti esteja dominando várias regiões do mundo; no Brasil ele já governa e pelo visto está aumentando o seu poder de atuação.
O mosquitinho da dengue está desafiando organizações e governos; antes era só Dengue; recentemente no Brasil chegou mais duas doenças provocadas pelo "mosquitinho" a tal da febre chikungunya e outro problema como o próprio nome diz o zika vírus.
Em Abril na cidade Salvador em 18 dias mais de 1300 pessoas foram diagnosticadas com os sintomas da zika, percebe-se que é só uma questão de tempo para se espalhar para todo os Estados.

O bichinho vence até na mídia, a frase  MORTE POR DENGUE aparece na internet com 
722.000 resultados enquanto que a frase VACINA CONTRA A DENGUE aparece 444.000 resultados.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será terça-feira, 26 de maio

IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA convida a população para participar da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência Municipal tem como o objetivo discutir a garantia da implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos conselhos de direitos da criança e do adolescente. A data será realizada no dia 26 de Maio, às 08h30, no Salão Paroquial da Igreja do Centro, a Santo Cura D’ Ars.
Para Conferência Municipal teremos como palestrante o Assistente Social Marco Antonio da Rocha, do Núcleo de Serviço Social do Ministério Público de Maringá.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Fabiana Ferreira




Três pessoas detidas por pesca ilegal


Pescadores acabaram detidos pela Polícia Ambiental no começo da noite da ultima  quarta­ feira eles foram  flagrados pelas autoridades Policiais pescando no Rio Ivaí, na região de Paiçandu.
Os três pescadores segundo informação reportagem de hoje em odiario.com eles estavam pescando com rede; o que é proibido devido ser considerada pesca predatória.
 Dois moradores de Doutor Camargo e um de Cianorte, foram encaminhado à Delegacia de Paiçandu e autuados em flagrante delito por pesca predatória.


Pedido de impeachment


Pedido de impeachment de Richa chega à Assembleia Paranaense nesta Sexta Feira

Petição destinada ao Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, que será entregue nesta sexta-feira, conta com a assinatura de juristas, servidores e estudantes

O autor do pedido Tarso Cabral Violin é advogado, professor universitário, autor do Blog do Taso e presidente da Associação dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná – ParanáBlogs.

Matérias relacionadas:


Termina hoje a campanha contra a gripe


A Campanha de vacinação contra a gripe será encerrada nesta sexta-feira (22) e até esta quinta-feira (21) o Paraná atingiu 61% de imunização do público-alvo, o que significa 1,6 milhão de pessoas vacinadas. A meta é imunizar 2,9 milhões de paranaenses do grupo prioritário.
No país inteiro até o momento, foram vacinadas cerca de 19 milhões de pessoas, 38,6% do público-alvo. A vacina é segura e previne casos graves da doença.

Até o momento não há informações se a campanha será prorrogada no Paraná; porém em vários estados devido a baixa procura o encerramento da campanha foi adiado para o começo de Junho.

Mais informações em: portalsaude.saude.gov.br


Falecimento


ANTÔNIA DOS SANTOS RODRIGUES 64 ANOS
 Data Nascimento:07/12/1950
Data Falecimento:21/05/2015
Local de Velório: CAPELA PREVER DE PAIÇANDU  SALA 02
Data: Hora Sepultamento: 22/05/2015 » 16:30
Local do Sepultamento: CEMITÉRIO MUNICIPAL DE PAIÇANDU


SEBASTIÃO FRANCO DE GODOY 72 ANOS
Data Nascimento:03/03/1943
Data Falecimento:21/05/2015
Local de Velório: Sala CAPELA PREVER DE PAIÇANDU 01
Data: Hora Sepultamento: 22/05/2015 » 16:00
Local do Sepultamento: CEMITÉRIO MUNICIPAL



O Lugar Certo

É normal nós seres humanos sempre pensar que a profissão do outro seria melhor. Uma mensagem para refletirmos sobre esse aspecto e para vermos que estamos no lugar certo.

O dia havia apenas amanhecido e o agricultor solitário já estava capinando a lavoura.
Aquele seria, como outros tantos, um dia de trabalhos árduos de sol a sol.
Ele sulcava o solo e ao mesmo tempo pensava na vida. Como era difícil a sua luta diária para sustentar a família.
Algumas vezes se surpreendeu questionando a justiça divina, que o escolhera para o trabalho duro enquanto privilegiava outros com tarefas leves e agradáveis.
O sol já ia alto quando ele, cansado, tirou o chapéu e limpou o suor que escorria pelo rosto. Apoiou o braço sobre o cabo da enxada e se deteve a olhar ao redor por alguns instantes.
Ao longe podia-se ver a rodovia que cruzava as plantações e ele avistou um ônibus que transitava pelas cercanias.
Imediatamente pensou consigo mesmo: "vida boa deve ser a daquele motorista de ônibus. Trabalha sentado, e sem muito esforço conduz muita gente a vários destinos. Não toma chuva nem sol e ainda de quebra deve ouvir uma musiquinha para se distrair".
De fato o motorista trabalha sentado e não está sujeito às intempéries.
Todavia, ao ser ultrapassado por um automóvel de passeio, começou a pensar de si para consigo: "vida boa mesmo deve ser a desse executivo, dirigindo um carrão de luxo!".
"Não tem patrão para lhe cobrar horários nem tem que passar dias na estrada como eu, longe de casa e da família."
No entanto, logo à frente o executivo pensava em como era difícil a sua labuta.
As preocupações com os negócios, as viagens longas, as reuniões intermináveis, o salário dos empregados no final do mês, os impostos, aplicações, investimentos e outras tantas coisas para resolver.
Mergulhado em seus pensamentos, olhou para o céu e avistou um avião que cruzava os ares, e disse como quem tinha certeza: "vida boa é a de piloto de avião. Conhece o mundo inteiro de graça, não precisa enfrentar esse trânsito infernal e o salário é compensador".
Dentro da cabina da aeronave estava um homem a pensar nos seus próprios problemas: "como é dura a vida que eu levo.
Semanas longe da esposa, dos filhos, dos amigos. Vivo mais tempo no ar do que no solo e, para agravar, estou sempre preocupado com as centenas de pessoas que viajam sob minha responsabilidade".
Nesse instante, um ponto escuro no solo lhe chamou atenção. Observou atentamente e percebeu que era um homem trabalhando na lavoura
Exclamou para si mesmo com certa melancolia: "ah como eu gostaria de estar no lugar daquele homem, trabalhando tranqüilamente em meio à vegetação e ouvindo o canto dos pássaros, sem maiores preocupações!
E ao final do dia voltar para casa, abraçar a esposa e os filhos, jantar e repousar serenamente ao lado daqueles que tanto amo. Isso sim é que é vida boa!".

Pense nisso!
Deus, que é a Inteligência Suprema do Universo, sabe qual é o melhor lugar para cada um de seus filhos.
Deus sabe o de que necessitamos para evoluir e que lições devemos aprender.
Por essa razão todos estamos no lugar correto, com as pessoas certas, e na profissão adequada ao nosso adiantamento.
Lembremo-nos de que, se temos problemas, temos também soluções e muitos motivos de alegria.

Por isso, façamos o melhor que esteja ao nosso alcance, pois viver é, e sempre será, um grande desafio à inteligência humana e à capacidade do homem de florescer no lugar exato em que foi plantado.

Entre aspas


"Não há nenhum motivo para não acreditar neste país. Poucos países têm as condições para o desenvolvimento que o Brasil têm. Este país tem um mercado interno forte, tem um povo trabalhador, tem um setor bancário público de fazer inveja ao mundo. Os desafios estão aí, precisamos de uma nova política industrial, precisamos exportar mais... Mas tudo isso só se resolve com trabalho e confiança no país".

Palavras do Ex presidente Lula em discurso à bancários > www.redebrasilatual.com.br

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Novidade - Saiba sobre o concreto que fecha sozinho suas próprias rachaduras


Apesar de ser o material de construção mais usado do planeta, há humanidade tenta há alguns milênios encontrar formas de tornar o concreto mais durável. Mesmo quando misturado com outros compostos ou é reforçado, todo concreto racha. E, em alguns casos, as rachaduras fazem a estrutura entrar em colápso.

Mas pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, afirmam ter encontrado a solução para esse problema na biologia. Uma equipe de cientistas, liderada pelo professor Henk Jonkers, criou o que batizaram de bioconcreto, uma espécie de concreto que se conserta sozinho utilizando bactérias

O bioconcreto é misturado como o concreto convencional, mas com um ingrediente adicional chamado pelos pesquisadores de "agente de cura". Esse agente fica intacto durante a mistura, sendo ativado apenas se o concreto racha e sofre infiltrações.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Paiçandu está entre as 83 cidades com epidemia de dengue no Paraná


 Paiçandu tem 38.385 mil habitantes segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) 
os números divulgados no ultimo dia 16 deste mês de Maio a cidade possuía 149 casos confirmados 436 notificados e uma morte por dengue hemorrágica confirmada.

O tolerável seria 300 casos para cada 100 mil habitantes, na matemática o município atingiu o estado de epidemia com o número 388,17 percentual que aponta situação epidêmica.

Outras cidades da região que seguem com epidemia da doença, com mais de 300 casos por grupo de 100 mil habitantes, estão Astorga, Floresta, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e São Jorge do Ivaí.

Em Maringá a média atual é de 120 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, incidência que é  situação de alerta pelo Ministério da Saúde.

Fonte:www.dengue.pr.gov.br


Morfina caseira


As fantásticas descobertas dos Cientistas na maioria das vezes é para o bem, mas sempre existe quem manipula e acaba modificando o que era para o desenvolvimento em problema.

Parece-me que vai ser o caso dessa descoberta; quem duvida?

Cientistas descobriram uma forma de produzir morfina usando o método aplicado na produção de cerveja artesanal. Eles modificaram geneticamente leveduras para que estes fungos realizem um processo químico complexo capaz de transformar açúcar no narcótico.

O estudo foi publicado no periódico científico Nature Chemical Biology e é visto de forma promissora por médicos. Mas também gerou preocupações sobre a possibilidade de serem criadas drogas "artensanais".

Continue lendo em > www.acritica.net


LG lança tv tão fina que pode ser grudada na parede


A gigante sul-coreana LG apresentou nesta quarta-feira (20) uma impressionante tela OLED de 55 polegadas que tem apenas 0,97 milímetro de espessura e pesa 1,9 quilo. A tela é tão fina que pode ser grudada na parede com imãs, sendo pendurada como um pôster.

Ela é muito mais fina do que qualquer outro display com a mesma tecnologia, mas não por acaso: a maioria dos componentes eletrônicos da televisão fica em outro aparelho.

Saiba mais em > info.abril.com.br

Deputado Federal critica sigilo de sonegação estimada em 19 bilhões


O relator da subcomissão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que acompanha a Operação Zelotes, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), criticou o sigilo judicial da investigação. Ele participou de audiência pública sobre o assunto, nesta quarta-feira.

A operação Zelotes investiga denúncia de que empresas, escritórios de advocacia e contabilidade, servidores públicos e conselheiros do Carf manipulavam julgamentos para reduzir a cobrança de impostos. Órgão ligado ao Ministério da Fazenda, o Carf é uma espécie de tribunal administrativo formado por 216 representantes da Fazenda e dos contribuintes (empresas) que julga débitos tributários de empresas com o Fisco nacional. Segundo a Polícia Federal, a sonegação fiscal envolvida nos crimes investigados na Operação Zelotes está estimada em R$ 19 bilhões, mais de três vezes o que foi apurado até agora na Operação Lava Jato.

Continue lendo em>www.jb.com.br

Pai faz seu filho destruir vídeo game poque vai mal na escola

Rede Marista de Solidariedade inaugura centro educacional em Paiçandu

Unidade oferecerá Educação Infantil, Serviço de Orientação Sociofamiliar e de Economia Solidária

No dia 21 de maio, será a inauguração da 26ª unidade da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista. A nova unidade será o Centro de Educação Infantil Marista Enfermeira Anita Cordeiro, no munícipio de Paiçandu, no Paraná.

O Centro Educacional irá oferecer Educação Infantil para 180 crianças de 0 a 6 anos, no bairro do jardim Petrópolis, além de projetos relacionados ao Serviço de Orientação Sociofamiliar e de Economia Solidária. A unidade será administrada pelo diretor Institucional, Ir. Leomar Ávila e pela socióloga e diretora geral, Rosiany Silva, que atua no Grupo Marista há sete anos e já foi diretora em outra unidade da Rede Marista de Solidariedade.

A inauguração será às 19h30, no Centro Educacional, na Rua Boa Vista, 362, Jardim Petrópolis, Paiçandu. Haverá a participação de duas escolas municipais da cidade Escola Municipal Professora Maria Aparecida Lacal e Escola Municipal Santos Dumont, que farão apresentação cultural de fanfarra e maculelê, e haverá também plantio simbólico de árvores. O evento contará com a presença do prefeito municipal de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, do Arcebispo Dom Anuar Battisti e da comunidade.

A diretora geral do Centro de Educação Infantil Marista Enfermeira Anita Cordeiro, Rosiany Silva, conta que foi um processo minucioso e de muitos estudos até chegarmos a instalação da nova unidade no município. “É muito interessante, porque nos desafia a trazer a Missão Marista para um novo território e de grande vulnerabilidade social. Porém, numa comunidade acolhedora e com grandes potencialidades. Há aproximadamente um ano, iniciamos o diálogo com a prefeitura que tem nos apoiado e trabalhado em conjunto para a concretização desta parceria, que será frutífera para toda comunidade”, declara.

Para o Ir. Franki Kucher, diretor da Diretoria Executiva de Ação Social (DEAS) do Grupo Marista, essa unidade mostra o compromisso com a promoção e defesa dos direitos das crianças. “Permanecemos em nossa Missão, comprometida com a promoção da vida e da sociedade, marcada pela formação de cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais, do jeito Marista”, diz.
A Rede Marista de Solidariedade está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

terça-feira, 19 de maio de 2015

Internet e telefone podem ficar mais caro por causa do ajuste fiscal do Governo


 Para aumentar a arrecadação e conseguir cumprir a meta de superávit primário deste ano o governo pretende  elevar taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Com isso, as contas de telefone e internet podem ficar mais caros e o plano de universalização de banda larga do governo pode ser inviabilizado.

Mais informações em:www.pbagora.com.br

Siate completa 25 anos sendo uma das poucas instituições que permanece inabalada


Nosso reconhecimento pela honra e caráter dos homens de boa fé que integram o Corpo de Bombeiros no geral, uma instituição que se mantém fiel aos seu princípios e as vezes é menosprezada. Na minha opinião, cada soldado do CB deveria receber uma medalha de honra ao mérito a cada salvamento.

MATÉRIA  AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ESTADO DO PARANÁ  

Neste mês de maio o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) do Paraná completa 25 anos de história. Concebido no Estado com base em uma experiência norte-americana, o serviço inaugurou em 1990 um novo modelo de atendimento pré-hospitalar no Brasil, dedicado ao resgate e assistência às vítimas de trauma, como acidentes de trânsito e violência interpessoal.
Foto arquivo Paiçandu Avante
Antes disso, não havia nenhuma estrutura pública especializada neste tipo de assistência. Quem precisava ser resgatado e encaminhado para a rede hospitalar após uma queda com múltiplas fraturas, por exemplo, tinha que ser transportado por conta própria e sem qualquer medida de primeiros socorros.
De acordo com o diretor da Rede Paraná Urgência e um dos primeiros médicos do Siate, Vinícius Filipak, o serviço preencheu uma lacuna no atendimento pré-hospitalar e melhorou as condições de socorro às vítimas. “Em casos de urgência e emergência, cada minuto é decisivo para se salvar uma vida. Além de aumentar as chances de sobrevivência do paciente, o socorro imediato e eficiente reduz o risco de sequelas e ainda diminui o tempo de recuperação da vítima”, informou.
Disponível inicialmente apenas na Capital, o serviço foi expandido para outras cidades do Estado, com uma frota de 113 ambulâncias. O trabalho é feito integrado com o Corpo de Bombeiros e as equipes atuam com abrangência regional.

HISTÓRIA – O processo de criação do Siate teve início em 1989, quando o Governo do Estado criou uma comissão responsável pela implantação de um projeto-piloto em Curitiba, com a parceria da prefeitura. Ao longo de um ano e meio, a equipe elaborou todos os protocolos e fluxos de atendimento com o apoio de uma equipe de consultores de Cleveland, no estado de Ohio, nos Estados Unidos
Um dos desafios deste período de preparação foi a escolha da ambulância ideal para este tipo de atendimento. “No Brasil, não havia nenhum fabricante que fornecesse um veículo que atendesse as nossas necessidades. Por isso, tivemos que começar do zero e criar uma ambulância padrão, com o apoio do antigo Cefe-PR, hoje UTFPR”, lembra o médico Ricardo Rydygier de Ruediger, um dos precursores do Siate.
No início, foi necessário importar tecnologia de fora para auxiliar os técnicos na concepção de uma ambulância funcional e adaptada às demandas de um atendimento pré-hospitalar. Entre os itens, estavam colares cervicais, talas e cintos para imobilização que não existiam no país.
Após um ano de testes, a frota do Siate ganhou seu primeiro veículo, a chamada Auto-Ambulância nº 3. O modelo era uma versão modificada da ambulância F-1000, com mangueiras de oxigênio, novo dimensionamento elétrico e parte do mobiliário das ambulâncias convencionais fabricadas em outros lugares do mundo. No mesmo período, a comissão do Siate realizou diversos treinamentos com as equipes de socorristas e organizou todo o fluxo de atendimento que seria utilizado.

Clique em [MAIS INFORMAÇÕES] e continue lendo a história de salvamento que virou simbolo do Siate. 

Paiçandu - Inauguração da Super Creche


Impasse; Incompetencia e Prejuízo


Reunião entre Governo e servidores acabou sem  sem uma solução. O encontro com professores teve início por volta das 11h30 e terminou próximo das 13 horas. O Governo do Paraná não sede e continua oferecendo  reajuste de 5%. A categoria também não abre mão dos  8,17% de aumento por causa da reposição da inflação. 
Os professores da rede pública estadual estão em greve desde o dia 25 de abril e os estudantes da rede estadual de ensino do Paraná vão perdendo o ano letivo; com grandes chances de se assim continuar não conseguirem uma recuperação hábil que recompense a qualidade do ensino e o tempo perdido.

A palavra que melhor soa nesse momento histórico é ignorância e incompetência só não pergunte de qual lado aí depende do ponto de vista de cada um e de qual dos três lados você está, GOVERNO - PROFESSORES OU ALUNOS.


Vídeo Flagra momento em que pai e filho são atropelados por trem



A atitude de um pai quase termina em tragédia nesse final de semana em Sarandi.
Na pista de skate recém inaugurada na praça da Juventude acontecia um campeonato, um grupo de pessoas acompanhava próximo a linha férrea as apresentações, quando uma composição da América Latina Logística se aproximava, um pai com o filho no colo e mais outras crianças se agacharam rente a linha férrea para registrarem uma foto. A grade da frente da locomotiva, que serve para desobstruir obstáculos da pista, acertou as costas do homem que segurava a criança. Eles foram arremessados ao chão, por sorte não tiveram ferimentos graves.



Assoprando as velinhas neste mês de maio


Recebendo os parabéns de amigos e familiares
Sr Osvaldir 
Marli Moreira e Juca de Almeida




Greve no HU e os infortúnios dos humildes


Fonte Edson Lima em seu BLOG do Portal O DIÁRIO.COM

É muito triste o que está acontecendo no HU, com servidores em greve.

*Pessoas doentes que lá chegam, não são atendidas.

*Ontem, o programa do Eduardo Santos (SBT), mostrou uma mãe desesperada, pois precisava pegar receita de insulina para o filho diabético e não foi sequer atendida. O menino corre risco de morrer, pois ela é pobre e não tem dinheiro pra comprar o medicamento. Sem receita médica, a Farmácia Popular, ou postinhos de saúde, não entrega.

*Quem tem consulta marcada, ou cirurgia eletiva agendada, também não é atendido. Somente urgência ou emergência.

*Se alguém morrer, quem será responsabilizado?


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Curtas


Por causa da greve dos Professores Paranaenses os alunos da rede estadual de ensino vão ficar sem as férias no meio do ano, deverão ter aulas aos Sábados e ainda devem começar o ano de 2016 sem ter concluído o ano letivo de 2015. Essas são algumas das questões para se compensar o tempo de aula perdido por causa do impasse entre docentes e governo.

O que mais preocupa é a desmotivação de alunos em se voltar às aulas, e também sem esquecer a sobrecarga e o stress gerado pela disputa que em tese pesou e muito sobre os mestres. Como voltar com sentimento de ter perdido o objetivo? Essa é uma das questões.

Casas de Deputados estaduais que votaram contra a vontade dos Professores estão na agenda de manifestações pacíficas que continuam a ocorrer no estado,  Manifestantes estiveram nesta Segunda em frente a casa de Luiz Cláudio Romanelli (PMDB)

Em menos de 24 horas Bombeiros atende dois incêndios em residências na Cidade de Paiçandu neste final de semana, um teria sido acidente, já o outro um crime. O primeiro ocorreu por volta do meio dia na Sexta (15) no Centro o outro próximo à penitenciaria no Sábado. O Repórter André Almenara fez a postagem do segundo caso em seu site:www.andrealmenara.com.br

Enfim uma medida para diminuir o custo da energia, mas são poucos estados que aderiram à proposta da ANEEL Agencia Nacional de Energia Elétrica entre eles estão Goiás, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais.Clique (AQUI) e saiba mais.

Pedido para que o governo do  Paraná entre nesta já está sendo cobrado, uma petição promovida pela ONG AVAAZ  trás a seguinte mensagem ao Governador: "O senhor pode começar uma revolução na energia solar, tornando a conta de luz mais limpa e barata no futuro"
Para assinar o pedido clique:[AQUI]
Leia três notícias importantes sobre o tem:



Não tenho tempo

Um texto sugerido pelo meu amigo Elias.
Cuidado ao ler; porque talvez possa ser um chute no coração de quem não tem tempo de ver os filhos crescerem e aproveitar uma fase que nunca mais volta; a infância...

Texto de Neimar de Barros:

Sabe meu filho,

Até hoje não tive tempo para brincar com você.
Arranjei tempo para tudo,
Menos para ver você crescer.
Nunca joguei dominó, dama, xadrez ou batalha naval com você.
Percebo que você me rodeia,
Mas sabe, sou muito importante e não tenho tempo...
Sou importante para números, convites-sociais,
Uma série de compromissos inadiáveis...
E largar tudo isso para sentar no chão com você...
Não, não tenho tempo !


Um dia você veio com o caderno da escola para o meu lado,
Não liguei, continuei lendo jornal.
Afinal, os problemas internacionais
São mais sérios que os da minha casa.
Nunca vi seu boletim nem sei quem é sua professora,
Não sei nem qual foi sua primeira palavra,
Também, você entende... não tenho tempo...
De que adianta saber as mínimas coisas de você
Se eu tenho outras grandes coisas a saber?
Puxa, como você cresceu!
Você já passou da minha cintura. Está alto!
Eu não havia reparado isso.
Aliás, não reparo quase nada, minha vida é corrida,
E quando tenho tempo, prefiro usá-lo lá fora.
E se uso aqui, perco-me calado diante da TV,
Porque a TV é importante e me informa muito...

Sabe, meu filho...

A última vez que tive tempo para você, foi numa cama,
Quando o fizemos!
Sei que você se queixa,
Que você sente falta de uma palavra,
De uma pergunta minha,
De um corre-corre,
De um chute na sua bola.
Mas eu não tenho tempo...
Sei que você sente falta do abraço e do riso,
Do andar-a-pé até a padaria para comprar guaraná,
Do andar-a-pé até o jornaleiro para comprar "Pato Donald",
Mas sabe, há quanto tempo não ando a pé na rua?
Não tenho tempo...
Mas você entende, sou um homem importante,
Tenho que dar atenção a muita gente,
Dependo delas... Filho, você não entende de comércio...!
Na realidade, sou um homem sem tempo!
Sei que você fica chateado,
Porque as poucas vezes que falamos é monólogo, só eu falo.
E noventa e nove por cento é bronca:
Quero silêncio, quero sossego!
E você tem a péssima mania de vir correndo sobre a gente,
Você tem mania de querer pular nos braços dos outros...
Filho, não tenho tempo para abraçá-lo,
Não tenho tempo para ficar com papo-furado com criança.

Filho,

O que você entende de computador, comunicação, cibernética,
Racionalismo?
Você sabe quem é Marcuse, Mac Luan?
Como é que vou parar para conversar com você?
Sabe filho,
Não tenho tempo, mas o pior de tudo,
O pior de tudo é que...
Se você morresse agora, já, neste instante,
Eu ficaria com um peso na consciência
Porque até hoje
Não arrumei tempo para brincar com você,
E na outra vida, por certo,
Deus não terá tempo de me deixar, pelo menos , vê-lo!


sexta-feira, 15 de maio de 2015

Hospital Universitário de Maringá entrará em greve


Consultas, exames e cirurgias estão interrompidas sem previsão de retorno.
A partir de Segunda Feira 18, servidores reclamam de aumento de 5% que deveria ser de 8%.
Mais informações em:g1.globo.com/pr


O Milagre da vida - A vida no útero (9 meses em 4 minutos) HD


Publicação:Medicine Forever

A vida é verdadeiramente maravilhoso! Na verdade, o desenvolvimento da vida humana no ventre é simplesmente fantástico. Você sabia que tudo sobre você - incluindo o quão alto você seria, a cor dos seus olhos, ea cor de sua pele foi toda determinada no momento da fertilização? Mês a mês você cresceu na segurança e no conforto do ventre de sua mãe até o grande dia do seu nascimento finalmente chegou!

Fonte http://medicineforever.com/
Matéria sugerida publicada na Gazeta do Povo via:www.semprefamilia.com.br

"Não permita que o seu bronzeamento impeça de ver os seus filhos crescerem" Diz Jovem com Câncer de pele


Willoughby de 27 anos  usava o solário ( bronzeamento artificial) recorrentemente. Fez uma selfie, com os efeitos desse hábito: um cancro de pele. Publicou a foto no Facebook e chocou o mundo. Mas o ato da norte-americana levou milhares a refletir sobre a beleza, em contraponto com os riscos para a saúde.

Quando o verão está à porta  os cuidados com o sol, para prevenir cancro de pele, devem ser sempre lembrados. Assim como os cuidados com métodos de bronzeamento artificial, sobretudo solários.

A norte-americana explica também que tinha um solário em sua casa, no Alabama, ao qual recorria quase todos os dias. Naquela câmara de bronzeamento artificial, ficou com a aparência desejada, até ao dia em que se viu a braços com uma doença grave, contra a qual luta.

“Use sempre o protetor solar. Nós só temos uma pele. Temos de cuidar dela, de aprender com os erros de outras pessoas. Não permita que o seu bronzeamento impeça de ver os seus filhos crescerem. É que este é o meu maior receio. E tenho um filho de 2 anos”.

Continue lendo em:ptjornal.com