Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



sexta-feira, 17 de abril de 2015

Pesquisa inédita descobre o porque da relação de afeto entre cães e humanos


Uma pesquisa afirma ter encontrado o motivo pelo qual os seres humanos se apegam tanto a seus cachorros: nossos hormônios.
Segundo um estudo publicado na revista Science, toda vez que os humanos olham nos olhos de seus cachorros, aumenta no organismo o nível da oxitocina, um hormônio relacionado à empatia entre as pessoas.
Ou seja: quando os cachorros fazem contato visual com seus donos, eles geram nas pessoas sinais biológicos semelhantes aos ativados quando uma mãe olha para seu filho, por exemplo.
"Os resultados sugerem que os humanos podem sentir afeto por seus cachorros de uma maneira similar a que sentem por membros de sua família", afirmam os pesquisadores.
Os pesquisadores fizeram dois experimentos. Em um deles, os cientistas compararam os níveis de oxitocina na urina de 30 cães e seus respectivos donos, antes e depois de uma interação de 30 minutos. Também foi medido quanto tempo cães e donos olhavam entre si e se tocavam.
Depois, os pesquisadores fizeram as mesmas coisas com pares de lobos domesticados e seus donos. A ideia era entender se animais selvagens, mas da mesma família dos cachorros, iriam registrar os mesmos resultados.

CONTINUE LENDO CLICANDO EM MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO:


Os pesquisadores descobriram que os cachorros e seus donos registraram níveis elevados de oxitocina em sua urina após trocarem olhares. Mais: os seres humanos foram aqueles que tiveram o maior aumento no nível do hormônio. Isso não aconteceu no caso dos lobos.
Um segundo teste foi feito para confirmar o primeiro experimento. Os cientistas pingaram uma solução de oxitocina no nariz de 27 cães. Os machos não foram afetados. Mas as fêmeas passaram a olhar por mais tempo seus donos.
Ainda não se sabe ao certo porque houve a diferença entre os sexos. Segundo o estudo, o mais
provavel é que exista uma diferença de sensibilidade à droga artificial.
Segundo Miho Magasawa, médica da universidade japonesa de Jichi e coautora do estudo, esse tipo
de ligação é único entre humanos e outros bichos de estimação.
A descoberta poderá ser aplicada em outros campos de pesquisa, ajudando pesquisadores a entenderem, por exemplo, o papel de cães na recuperação de pessoas com transtornos psicológicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário