Entre em contato com o blog Paiçandu Avante - Email: avantepaicandu@gmail.com



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Saúde - Novo antibiótico impede o desenvolvimento de bactérias resistentes

Fonte:revistagalileu.globo.com

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um novo composto antibiótico que destrói as bactérias sem que estas desenvolvam resistência a ele. Ele também seria efetivo frente aos patógenos que desenvolveram resistência a outros remédios, de acordo com um artigo publicado na revista científica "Nature".

Os cientistas, provenientes de diversas universidades alemãs e americanas, batizaram o novo composto de "Teixobactin". Ele é um produto ao qual bactérias como os estafilococos não geram resistência. Segundo os especialistas que participaram da pesquisa, coordenados pelo professor da Universidade Northeastern de Boston (Estados Unidos) Kim Lewis, as propriedades deste composto abrem o caminho para desenvolver novos antibióticos que evitem a resistência.

Lewis afirmou em entrevista coletiva que a resistência desenvolvida aos antibióticos "está provocando uma crise nos sistemas públicos de saúde". Ele também explicou que o composto foi testado em vários animais infectados e resultados promissores foram obtidos. "Esta descoberta é um excelente ponto de partida para desenvolver antibióticos melhores no futuro e uma oportunidade para relançar a pesquisa neste campo", ressaltou Lewis.

Com relação à possibilidade de os patógenos mostrem oposição ao antibiótico a longo prazo, os cientistas reconhecem em seu artigo que é "difícil" de prever, mas que, caso ocorra, poderia demorar várias décadas a aparecer.

Mais informações aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário